Autarca do Funchal sem poupanças movimenta um milhão

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2024

Entre 2012 e outubro de 2023, deram entrada nas contas bancárias do ex-autarca mais de 815 mil euros em rendimentos líquidos da sua atividade profissional e mais de 220 mil em depósitos em numerário.

Enquanto desempenhou cargos políticos na Madeira (de 2005 a janeiro de 2024), Pedro Calado nunca declarou qualquer valor de poupança ao Tribunal Constitucional (TC). No entanto, nesse mesmo período temporal, as suas contas bancárias terão sido alvo de movimentos bancários que ascendem a mais de um milhão de euros em rendimentos líquidos e depósitos em numerário, de acordo com o despacho de indiciação do Ministério Público, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã (acesso pago).

Nas declarações de rendimentos que entregou no TC, consultadas pelo Correio da Manhã, Pedro Calado só indicou o número de contas bancárias que detinha em seu nome e o NIF de cada uma, sem qualquer referência a valores de poupanças em depósitos a prazo ou outro tipo de aplicações financeiras.

Mas, de acordo com os dados financeiros que constam no despacho de indiciação do Ministério Público – que em conjunto com a Polícia Judiciária levou a cabo uma investigação aos negócios suspeitos do Governo Regional da Madeira com vários empresas — entre 2012 e meados de outubro de 2023, deram entrada nas contas bancárias do ex-autarca mais de 815 mil euros em rendimentos líquidos da sua atividade profissional no setor privado e do exercício de funções políticas e mais de 220 mil euros em depósitos em numerário, no total ligeiramente superior a um milhão de euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarca do Funchal sem poupanças movimenta um milhão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião