Guerra em Gaza leva a queda do PIB israelita no último trimestre de 2023
As exportações caíram 18,3% e as importações 42,4%, o que se deve essencialmente ao cancelamento de voos para Israel e aos ataques no Mar Vermelho dos rebeldes iemenitas.
O Produto Interno Bruto (PIB) de Israel caiu 19,4% no último trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, penalizado pela guerra em Gaza, segundo números oficiais publicados esta segunda-feira.
No conjunto do ano, o PIB israelita cresceu 2%, mas as previsões do banco central israelita apontavam para um crescimento de 2,3% em finais de outubro, já depois do ataque do Hamas que levou à guerra em Gaza, segundo o gabinete central de estatísticas. O último trimestre de 2023 é o pior em termos de PIB per capita para a economia israelita desde o início de 2020, marcado pela pandemia de covid-19.
As exportações caíram 18,3% e as importações 42,4%, o que se deve essencialmente ao cancelamento de voos para Israel e aos ataques no Mar Vermelho dos rebeldes iemenitas, que perturbam o comércio marítimo mundial para denunciar a ofensiva contra os palestinianos em Gaza.
O ataque do Hamas no dia 7 de outubro no sul de Israel provocou a morte a mais de 1.160 pessoas, maioritariamente civis, segundo um balanço da AFP com base em dados oficiais israelitas. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva em Gaza que levou até agora a mais de 29.000 mortes no território palestiniano, na maioria civis, de acordo com as autoridades de saúde do Hamas.
O conflito causou uma grave escassez de mão-de-obra e o colapso do turismo em Israel. Nos dias a seguir ao ataque do Hamas foram mobilizados mais de 300.000 reservistas e o Governo proibiu a entrada no país de cerca de 160.000 trabalhadores palestinianos, uma parte importante dos que trabalham na construção civil e na agricultura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guerra em Gaza leva a queda do PIB israelita no último trimestre de 2023
{{ noCommentsLabel }}