Associação dos centros comerciais junta-se a programa para acelerar requalificação dos trabalhadores

Programa Pro_Mov e APCC assinam protocolo esta quarta-feira para "impulsionar empregos do futuro" através da requalificação dos trabalhadores.

Há mais empresas portuguesas empenhadas em acelerar a requalificação dos trabalhadores. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) acaba de celebrar um protocolo com o programa Pro_Mov, que disponibiliza formação em várias áreas, a pensar nos empregos do futuro.

“O Pro_Mov e a APCC uniram esforços para impulsionar os empregos de futuro, através de um protocolo que visa dinamizar o programa de requalificação profissional junto dos mais de 140 associados“, foi anunciado esta quarta-feira, numa nota enviada às redações.

Importa notar que o Pro_Mov é um programa nacional de requalificação que se insere na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment.

Foi criada pelo European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas, entre as quais Sonae, Nestlé e SAP. O objetivo dessa iniciativa é requalificar um milhão de europeus até 2025.

Conforme escreveu o ECO, em novembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinou um protocolo com mais de 50 empresas e associações — entre as quais, a Sonae, a SAP, a Nestlé, a Business Roundtable Portugal e a Confederação Empresarial de Portugal — com vista a acelerar a requalificação dos trabalhadores portugueses, através deste programa.

Agora é a vez da APCC se juntar, sendo que o protocolo será assinado esta quarta-feira no Porto, na conferência “Liderar na era da disrupção”.

“A entrada da APCC marca o primeiro alargamento do Pro_Mov, após a assinatura do memorando de entendimento no final do ano passado. A APCC conta com mais de 140 associados, incluindo 90 conjuntos comerciais, que integram 7.959 lojas, geram 280.847 postos de trabalho e contam com 475 milhões de visitas por ano”, é sublinhado em comunicado.

Perante este cenário, Domingos Lopes, presidente do IEFP e do Steering Pro_Mov, destaca que a adesão da APCC é “mais um reforço do programa, que é já uma referência e uma reconhecida boa prática no domínio das políticas públicas de emprego e formação profissional”.

Já Cristina Moreira dos Santos, presidente da APCC, salienta que a assinatura deste protocolo permite “promover a dinamização da requalificação profissional e a reintegração no mercado de trabalho de profissionais qualificados e preparados para os desafios atuais e futuros”. “A requalificação de recursos humanos e o seu regresso ao mercado de trabalho permite-nos usufruir de uma nova pool de emprego que se revela fundamental para fazer face ao dinamismo e requisitos do setor“, remata a responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação dos centros comerciais junta-se a programa para acelerar requalificação dos trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião