5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Fevereiro 2024

Em dia de reunião do Ecofin, o Eurostat publica os dados definitivos da inflação em janeiro e o BCE divulga as atas da última reunião. Por cá, a Corticeira Amorim apresenta os resultados de 2023.

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) reúnem-se em Conselho ECOFIN para discutir, entre outros temas, o futuro do Banco Europeu de Investimento. Mas esta quinta-feira há também a publicação pelo Eurostat dos dados definitivos da inflação de janeiro, um relatório especial do Tribunal de Contas Europeu e as atas da última reunião do Banco Central Europeu. Além disso, a Corticeira Amorim divulga as contas anuais.

Inflação na Zona Euro

Esta quinta-feira, o Eurostat revela os dados definitivos do índice de preços no consumidor na Zona Euro referentes ao primeiro mês deste ano. A estimativa rápida do gabinete estatístico europeu apontava para um abrandamento da inflação em janeiro para 2,8% nos países da moeda única, menos 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior. A confirmarem-se as perspetivas do Eurostat, a inflação medida pela variação do índice harmonizado de preços em Portugal terá sido de 2,6%, abaixo da média da área do euro.

Contas anuais da Corticeira Amorim

A Corticeira Amorim revela os resultados financeiros relativos a 2023. Até setembro do ano passado, a empresa liderada por António Rios Amorim registou um lucro de 67 milhões de euros, refletindo um aumento de 4,4% face ao mesmo período de 2022. Nas vendas totais, reportou uma quebra de 3,4%, para 763,2 milhões de euros, enquanto o EBITDA consolidado ascendeu a 139,8 milhões de euros, mais 6,6% em termos homólogos.

Atas da reunião do BCE

No final de janeiro, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalteradas as taxas de juro pela terceira reunião consecutiva, após dez aumentos seguidos ao longo de 15 meses. O que foi discutido nesse encontro? A instituição liderada por Christine Lagarde divulga as atas que relatam os acontecimentos da reunião do conselho de governadores.

Ecofin discute futuro do BEI

O Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin) da União Europeia reúne-se a partir desta quinta-feira, num encontro em que os temas em cima da mesa são o futuro do Banco Europeu de Investimento (BEI), a participação dos pequenos investidores nos mercados financeiros e o relatório sobre o futuro da competitividade da União Europeia, preparado por Mario Draghi. Portugal é representado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.

Relatório do Tribunal de Contas Europeu

Ainda esta quinta-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) publica um relatório especial intitulado “O Estado de direito consegue proteger as finanças da União Europeia?“. A auditoria abrange a ação da Comissão Europeia em relação a uma amostra de seis países-membros, designadamente Bulgária, Grécia, Itália, Hungria, Polónia e Roménia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião