5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que será confirmada a contração da economia alemã no último trimestre, arranca o congresso da CGTP que marca a saída de Isabel Camarinha e acontece o último debate para as legislativas.

Antes de se fazerem à estrada para a campanha eleitoral, os líderes dos oito partidos com assento parlamentar juntam-se para um derradeiro debate televisivo. Tiago Oliveira sucede a Isabel Camarinha à frente da CGTP. Expectativa sobre a evolução do PIB alemão, depois de a estimativa rápida apontar para uma contração de 0,3% no quarto trimestre, mas escapar à recessão pela revisão em alta dos dados anteriores.

Último debate antes do arranque da campanha eleitoral

Depois dos frente-a-frente entre os principais líderes partidários, que terminaram com Luís Montenegro (AD) e Pedro Nuno Santos (PS), esta noite, a partir das 21h, está agendado um debate em que participam os oito partidos com assento parlamentar. É o último antes do arranque oficial da campanha eleitoral, acontece na Nova SBE, em Carcavelos, e será transmitido pela RTP, com moderação do jornalista Carlos Daniel.

Isabel Camarinha dá lugar a Tiago Oliveira na CGTP

Começa esta sexta-feira o XV Congresso da CGTP-IN, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha (Seixal) que tem como lema “Com os Trabalhadores, Organização, Unidade e Luta! Garantir Direitos, Combater a Exploração – Afirmar Abril por um Portugal com Futuro”. O encontro de dois dias da intersindical ficará marcado pela saída da Isabel Camarinha, tendo a comissão executiva da CGTP decidido sugerir Tiago Oliveira para exercer funções de secretário-geral para o mandato de 2024 a 2028.

Economia alemã escapou mesmo à recessão em 2023?

Esta sexta-feira é mais um dia forte na divulgação de indicadores em vários países. O destaque vai para a Alemanha, considerada o motor da economia europeia, com a publicação dos dados definitivos sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre – a estimativa apontou para uma contração de 0,3%, escapando à recessão pela revisão em alta dos dados anteriores. Tendo como referência o mês de fevereiro, saem também os números do Ifo Institute relativos ao clima de negócios e às expectativas dos agentes económicos.

Congresso dos agentes e corretores de seguros

António José Seguro, antigo ministro Adjunto de António Guterres, ex-eurodeputado e secretário-geral do Partido Socialista entre 2011 e 2014, é o orador convidado para falar sobre “Economia em Democracia” no âmbito do 10.º Congresso da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE). O encontro, que contará na abertura com a intervenção da presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, acontece durante todo o dia na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Ministros das Finanças discutem BEI e relatório de Draghi

Na cidade de Gent, na Bélgica, prossegue esta sexta-feira o Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin) da União Europeia, com Portugal a ser representado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina. Os principais temas em cima da mesa são o futuro do Banco Europeu de Investimento (BEI), a participação dos pequenos investidores nos mercados financeiros e ainda o relatório sobre o futuro da competitividade da União Europeia, preparado por Mario Draghi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião