Nozul adia por dois anos cumprimento de objetivos para obter apoio ao investimento de 25 milhões

Nozul mantêm os incentivos financeiros e fiscais inicialmente aprovados: 3,16 milhões de incentivo financeiro reembolsável, a que acrescem 3,67 milhões de crédito fiscal em sede de IRC.

O empreendimento turístico da Nozul, que criou um hotel de cinco estrelas em Albufeira, conseguiu adiar por dois anos o cumprimento dos objetivos definidos para obter apoios ao investimento de 25 milhões de euros. A minuta de aditamento do contrato de investimento entre a Aicep e a Nozul foi aprovada no início de fevereiro e publicada esta quarta-feira em Diário da República.

A Nozul candidatou-se ao Portugal 2020 através do Programa Operacional do Algarve e recebeu 3,16 milhões de euros de apoio reembolsável, já que a despesa elegível era de 44,7 milhões, num investimento total 66,94 milhões de euros. De acordo com o Portal da Transparência já executou 1,22 milhões deste apoio.

Mas, por outro lado, este beach resort, “por se tratar de um projeto de grande dimensão cujo custo total elegível é igual ou superior a 25 milhões de euros e se revelar de especial interesse para a economia nacional pelo seu efeito estruturante”, recebeu ainda 3,67 milhões de euros de crédito fiscal em sede de IRC, confirmou ao ECO fonte oficial da Aicep.

Um incentivo concedido no âmbito do regime especial do Sistema de Incentivos às Empresas e que exigiu a celebração de um contrato entre a Aicep e a Grand Development, na qualidade de casa-mãe e sócia, e a Nozul Algarve, na qualidade de promotora. Um contrato celebrado a 17 de janeiro de 2020 e no qual a empresa se comprometeu a atingir determinados valores de vendas e serviços, de Valor Acrescentado Bruto e criação de postos. Um procedimento normal no âmbito do Regime Contratual de Investimento.

Mas, o projeto W Algarve Hotel & Residences acabou por ser afetado pela pandemia, à semelhança de todo o setor do turismo, o que levou à necessidade de proceder a duas renegociações contratuais. Uma primeira que se traduziu em duas recalendarizações do período de investimento. E uma segunda renegociação, que permitiu adiar de 2021 para 2023 os objetivos inicialmente contratados em termos de valores de vendas e serviços prestados acumulados e de VAB acumulado e de 2022 para 2024 os objetivos de criação de postos de trabalho permanentes e altamente qualificados inicialmente contratados.

Nenhum destes indicadores é público, mas fonte oficial da Aicep confirmou ao ECO que os “objetivos se mantêm, estando em causa apenas o adiamento dos anos de medição desses objetivos, face à necessidade de prorrogação do período de investimento, em razão da pandemia associada à Covid-19”. Em 2022, a empresa da família Jaidah com sede no Qatar tinha 135 empregados, um forte aumento face aos 29 que tinha no ano anterior.

O W Algarve Hotel & Residences foi o primeiro beach resort da Nozul na Europa. Consiste numa unidade hoteleira com 122 quartos, 12 apartamentos e 2 lojas de luxo e área verde envolvente com acesso direto às praias da Balbina, do Castelo e do Evaristo, health club, clube náutico, piscinas, campos de jogos, etc.

A marca «W Hotels» do Grupo Internacional Starwood Hotels foi adquirido pela Marriot Internacional. A família Jaidah, em 2009, implementou esta marca franchisada na edificação do Qatar o W Doha Hotel & Residences, o primeiro W Hotel do Médio Oriente e Norte de África. O Nozul Hotels & Resorts, do qual os irmãos Jaidah também são sócios, comprou em 2015, o The Gritti Palace, em Veneza, e em 2016, o The St. Regis Florence e o The Westin Excelsior Florence, em Florença.

“Tendo em conta os fundamentos apresentados pela NOZUL no seu pedido de renegociação do Contrato, a Comissão Executiva da AICEP, em 10 de outubro de 2023, pronunciou-se favoravelmente quanto às alterações contratuais referidas”, lê-se no despacho sobre o empreendimento turístico da Nozul, o W Algarve Hotel & Residences.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nozul adia por dois anos cumprimento de objetivos para obter apoio ao investimento de 25 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião