Álvaro Santos Pereira promovido a economista-chefe da OCDE

Álvaro Santos Pereira foi promovido a economista-chefe da OCDE, depois de Clare Lombardelli ter sido nomeada vice-governadora de política monetária do Banco de Inglaterra.

O antigo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira foi promovido a economista-chefe da OCDE, depois de Clare Lombardelli ter sido nomeada vice-governadora de política monetária do Banco de Inglaterra, apurou o ECO.

Álvaro Santos Pereira já tinha exercido interinamente por duas vezes o cargo de economista-chefe, mas agora assume o cargo depois de Clare Lombardelli ter aceitado a nomeação como vice-governadora do BoE, cargo que irá exercer a partir de 1 de julho.

O antigo ministro de Pedro Passos Coelho foi nomeado pela primeira vez diretor de estudos de país no Departamento de Economia a 1 de março de 2014.

No processo de seleção do economista-chefe, em 2022-23, Álvaro Santos Pereira chegou a ser o candidato final em consideração para nomeação para o cargo. Mas a escolha acabou por recair em Clare Lombardelli, que deixará a OCDE no final de maio – após a reunião do conselho ministerial e a reunião plenária do Fórum Inclusivo sobre Abordagens de Mitigação de Carbono.

O mesmo se passou em 2018, quando Santos Pereira foi preterido por Laurence Boone no cargo de economista-chefe da OCDE. Exerceu o cargo interinamente desde o início desse ano (chegou a assinar o Economic Outlook de maio), em substituição de Catherine Mann, que saiu da OCDE no final de 2017 para liderar o departamento de research do Citi, mas depois regressou ao Departamento de Economia.

Antes de ingressar na OCDE, Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia, Emprego, Obras Públicas e Energia no Executivo de Passos Coelho. Ficou conhecido pelo repto que lançou de internacionalização do papel de nata, uma iguaria que na sua opinião merece ter a mesma dimensão internacional dos hambúrgueres do McDonalds, e que gerou grande polémica.

Antes foi professor de Desenvolvimento Económico e Política Económica na Universidade Simon Fraser, professor na Universidade de British Columbia, no Canadá, e professor na Universidade de York, no Reino Unido.

Tem um doutoramento em Economia pela Simon Fraser University, Burnaby (Canadá), um mestrado em Economia pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e uma licenciatura em Economia pela Universidade de Coimbra (Portugal).

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Álvaro Santos Pereira promovido a economista-chefe da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião