Sporting paga 5,75% em empréstimo obrigacionista de 30 milhões

SAD leonina avança com um empréstimo obrigacionista de 30 milhões. Há duas ofertas que arrancam na segunda: subscrição de novas obrigações e troca de títulos antigos por novos que rendem 5,75%.

A SAD do Sporting acabou de lançar um empréstimo obrigacionista no valor de 30 milhões de euros. Os leões acenam com uma taxa de juro bruta de 5,75% por estes títulos que vencem em 2027. A operação de financiamento arranca na segunda-feira e decorrerá nas próximas duas semanas.

No âmbito deste empréstimo, a SAD leonina avança com duas ofertas em simultâneo:

  • uma oferta de subscrição em dinheiro num montante até 30 milhões de euros;
  • uma oferta de troca também num montante até 30 milhões e que consiste na troca de obrigações do anterior empréstimo que vence em 2024 e que paga um juro de 5,25% por estes novos títulos de dívida.

Para efeitos da oferta de troca, cada obrigação antiga corresponderá uma nova obrigação emitida neste empréstimo à qual se acrescerá um prémio que a SAD liderada por Frederico Varandas pagará em numerário no valor de 7,802 cêntimos.

A operação tem um duplo objetivo: a obtenção de fundos no mercado de capitais com vista a diversificar as fontes de financiamento da atividade da sociedade e ainda o refinanciamento do empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros realizado em 2021 e que tem vencimento no próximo mês de novembro.

O Sporting indica que poderá aumentar o valor das ofertas até ao dia 20 de março, dois dias antes do fim do período de subscrição e troca. Em termos líquidos, a sociedade irá obter uma receita de 28,64 milhões de euros, após custos associados à operação.

As obrigações leoninas têm o seu vencimento em 26 de novembro de 2027. Até lá, cada título confere o direito a um juro bruto anual de 5,75% que será pago a cada semestre. Segundo o prospeto, a taxa de rentabilidade líquida de impostos ronda os 4,18%.

A operação está a ser coordenada pelo Haitong, mas os investidores poderão subscrever as obrigações no ActivoBank, Banco Carregosa, Banco Finantia, Banco Invest, Banco Montepio, CaixaBI, Crédito Agrícola, a Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Haitong Bank e BCP.

A SAD sportinguista fechou o primeiro semestre com lucros recorde de 58 milhões de euros à boleia da venda de jogadores. A equipa de futebol principal segue no primeiro lugar da Liga portuguesa, com 59 pontos, mais um ponto que o Benfica e menos um jogo.

(Notícia atualizada às 17h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting paga 5,75% em empréstimo obrigacionista de 30 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião