Ativistas climáticos “estilhaçam” vidros do banco Santander em Arroios

  • ECO
  • 8 Março 2024

Ativistas da Climáximo acusam o banco espanhol de estar a "financiar conscientemente o colapso climático".

Depois de terem interferido na arruada do PS, esta tarde, em Lisboa, os ativistas climáticos prosseguiram o dia aderindo à manifestação do Dia da Mulher, tendo parado em Arroios para “estilhaçar” os vidros da surcursal do Banco Santander, em Arroios. Em comunicado, os ativistas da Climáximo justificam esta ação por considerarem que o banco espanhol está a “financiar conscientemente o colapso climático”.

 

O Banco Santander é responsável por financiar petrolíferas, as empresas que nos estão a matar: a nós às mulheres, no mínimo quatro vezes mais que aos homens“, cita a nota, as declarações de Maria Mesquita, uma das ativistas do grupo Climáximo. “A crise climática é um resultado de colocar o lucro acima da vida, de ignorar todo o trabalho reprodutivo necessário para manter a vida, desde a regeneração da Terra até ao cuidado entre as pessoas”.

O coletivo de justiça climática que afirma ter “o feminismo como um dos seus pilares” indica “que não haverá justiça de género até haver justiça climática”, argumentando que “a crise climática afeta mais as mulheres, aumenta a violência física e sexual sobre as mulheres e exacerba as desigualdades existentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ativistas climáticos “estilhaçam” vidros do banco Santander em Arroios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião