Entrevista a Rui Patrício. Edição de março da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 8 Março 2024

Na Advocatus de março pode ler a entrevista ao sócio da Morais Leitão e ainda especiais sobre os riscos jurídicos do TGV, as novas regras europeias sobre a IA e sobre a transição de clientes.

Rui Patrício, sócio da Morais Leitão desde 2005, é um dos advogados mais mediáticos do mercado, mediatismo esse que começou com o processo da ponte Entre-os-Rios. Entre os seus clientes está o Sporting, o Benfica, Hélder Bataglia na Operação Marquês, Manuel Vicente na Operação Fizz, Hernâni Vaz Antunes, arguido na Operação Picoas e defendeu também a revista Visão, tendo estado com Pedro Camacho e Rui Costa Pinto no célebre processo contra José Sócrates e Júlio Pereira na sequência da capa “A secreta oculta de Sócrates”. Patrocinou ainda a Índia no caso da extradição do terrorista Abu Salem e dos EUA na extradição do George Wrigth.

Em entrevista à Advocatus, assegura que alguns procuradores poderiam ganhar se “tivessem mais mundo, uns, outros se trabalhassem mais e, outros, se perdessem a ‘síndrome de quase-juiz’”. Sobre a auditoria a João Tiago Silveira e Rui de Oliveira Neves, afirma que “compete à sociedade decidir se faz ou não um esclarecimento público sobre essa matéria da sua vida interna, e para isso há regras e há órgãos”.

Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, em entrevista ao ECO/Advocatus - 09FEV24
Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Considerado um dos maiores investimentos em Portugal no século XXI, há vários riscos e desafios associados à nova linha de alta velocidade que pretende ligar Lisboa ao Porto em 1h20. Desde o risco de financiamento ao contratual, vários são os argumentos apontados pelos advogados à Advocatus, num especial dedicado ao TGV.

Nesta edição a Advocatus foi também explorar o novo regulamento que está a ser discutido a nível europeu que visa garantir que os sistemas de IA implementados e utilizados na UE são seguros e respeitam os direitos fundamentais e os valores europeus. Apesar de reconhecerem que Portugal, de um modo geral, tem conseguido adaptar-se “positivamente” aos novos regulamentos europeus, a diversidade do tecido empresarial pode ser uma dificuldade, principalmente para as PMEs.

Pode ler também na revista de março um especial sobre a transição de clientes. A saída de um sócio ou responsável de departamento de um escritório de advogados pode implicar planos de transição dos clientes. Mas nem todas as firmas têm. Uma coisa é certa, um bom plano de transição de clientes pode beneficiar a reputação e o negócio dos escritórios.

Mariana Tavares é a advogada do mês desta edição. A sócia da CVA assume estar convencida de que a IA que poderá ser uma “ótima oportunidade” para a inovação na prestação de serviços jurídicos. A advogada sublinhou que o direito da concorrência ao controlar o poder de mercado, serve como um “mecanismo para promover o desenvolvimento económico e a democracia”.

Mariana Tavares, sócia da Cruz Vilaça Advogados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 15FEV24
Mariana Tavares, sócia da Cruz Vilaça Advogados, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Francisco Monteiro Pacheco, sócio da SPCB LEGAL, explicou como está a ser a implementação no mercado deste novo player da advocacia. À Advocatus, referiu que os primeiros meses de atividade têm sido “atípicos” pela entropia que a estruturação de um projeto destes acarreta na atividade diária. O sócio avançou que pretendem apostar em áreas que ainda são “nicho”, como as de e-commerce e compliance. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Rui Patrício. Edição de março da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião