Ano arranca com despedimentos coletivos a aumentar. Comércio e indústria destacam-se

No primeiro mês do ano, foram comunicados 47 processos de despedimentos coletivos. Desde 2021 que não havia tantos processos num mês de janeiro. Governo tem descartado alarme quanto ao emprego.

O ano de 2024 arrancou com um aumento dos despedimentos coletivos, tanto face a dezembro, como em comparação com o mesmo período de 2023. Em janeiro, foram, assim, comunicados 47 processos deste tipo, sendo que quase metade diz respeito aos setores das indústrias transformadoras e do comércio.

Os dados são da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT): em janeiro, deram entrada 47 despedimentos coletivos, dos quais 16 relativos a microempresas, 17 relativos a pequenas empresas, três referentes a médias empresas e 11 referentes a grande empresas. Ou seja, foram as empresas mais pequenas a recorrer a estes processos, o que já é “tradição”.

Ora, em dezembro tinham sido comunicados 44 despedimentos coletivos. E há um ano, 42. Tal significa que no arranque do ano houve um aumento de quase 7% e de quase 12%, respetivamente. Aliás, de acordo com a série destacada pela DGERT, é preciso recuar até 2021 para encontrar um janeiro com mais despedimentos coletivos.

Importa explicar que, desses 47 processos comunicados, mais de metade (55%) foi registada em Lisboa e Vale do Tejo. Já no Norte foram contabilizados 24% dos despedimentos coletivos, no Centro 19% e no Algarve 2%.

Já quanto aos setores de atividade onde esses processos foram mais frequentes, a indústria e o comércio estão em destaque. Cerca de 24% dos processos comunicados dizem respeito ao comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis, e motociclos, enquanto 21% são relativos às indústrias transformadoras.

A completar o “pódio” aparecem as atividades de saúde humana e apoio social, que foram responsáveis por 11% do total de despedimentos coletivos registados no arranque deste ano.

Por outro lado, a DGERT avança que até ao final de janeiro havia 676 trabalhadores a despedir, no âmbito de processos deste tipo. E 554 já despedidos. Estes números também correspondem a uma subida homóloga, já que em janeiro de 2024 tinham estado 228 prestes a serem despedidos e 221 já despedidos.

Um outro dado relevante é que, entre os trabalhadores efetivamente despedimentos, a maioria (55%) foram dispensados por motivo de redução de pessoal. Já 39% viram a empresa para a qual trabalhavam encerrar em definitivo. E 6% viram a secção na qual exerciam funções fechar.

De notar ainda que mais de seis em cada dez dos trabalhadores despedidos, em despedimentos coletivos, em janeiro eram do género feminino.

O ano 2023 já tinha sido sinónimo de um disparo dos despedimentos coletivos. Foi registado um salto de quase 31% face ao ano anterior, tendo sido atingido o valor mais alto desde 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ano arranca com despedimentos coletivos a aumentar. Comércio e indústria destacam-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião