Fundação Amélia de Mello investe mais de 800 mil euros em três bolsas de investigação

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Março 2024

Bolsas pretendem distinguir projetos de investigação nas áreas do empreendedorismo, inovação na indústria e inovação social. Fundação investe mais de 800 mil euros até 2027.

A Fundação Amélia de Mello (FAM) anunciou esta segunda-feira a criação de três bolsas de investigação, cada uma no valor de 150 mil euros. As bolsas, associadas a personalidades da família José de Mello, vão privilegiar a investigação nos setores da descarbonização, da inovação na indústria e da inovação social.

Em comunicado, a instituição detalha os nomes das bolsas: a Bolsa José Manuel de Mello, ligada à área do empreendedorismo; a Bolsa Jorge de Mello, para a indústria e inovação; e a Bolsa Amélia de Mello, dedicada à inovação social.

As bolsas de investigação “serão lançadas anualmente, alternando uma bolsa em cada ano, e visam distinguir projetos de investigação que tenham como objetivo criar valor a partir de ideias e oportunidade de base científicas, que necessitam de validação e desenvolvimento adicionais com implementação dentro do tecido empresarial”.

Para esta iniciativa, a Fundação Amélia de Mello vai dar continuidade às parcerias já existentes com o BCSD Portugal, a COTEC e a Nova SBE, sendo que o novo modelo de atribuição de bolsas significa o reforço do investimento da FAM para mais de 800 mil euros, até 2027, onde se inclui a Bolsa CUF D. Manuel de Mello, cujo investimento é de 200 mil euros.

“Com base na experiência adquirida, definimos uma nova política de apoio à investigação em áreas estratégicas para Portugal, destacando, desta forma, a atividade desenvolvida pelos investigadores e a importância do saber e do conhecimento para o futuro do nosso País”, disse o presidente da fundação, Vasco de Mello, citado no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Amélia de Mello investe mais de 800 mil euros em três bolsas de investigação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião