Hoje nas notícias: Chega, viagens e crédito à habitação

  • ECO
  • 18 Março 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Conheça algumas das notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira: Ventura perde um vereador a cada três meses desde as autárquicas de 2021; corrida às viagens dispara 20%; e os portugueses estão a gastar mais dinheiro a comprar telemóveis.

Ventura perde um vereador a cada três meses

Olhando para resultado das eleições autárquicas de 2021, o Chega já perdeu quase metade dos vereadores eleitos. Sai, em média, um a cada três meses, além de dezenas de deputados municipais, que acabam por ficar como independentes. O resultado eleitoral de 2021 deu ao Chega 173 representantes nas assembleias municipais e 205 nas de freguesia. O Jornal de Notícias recuperou os números depois de o partido de André Ventura ter conseguido eleger pelo menos 48 deputados para a Assembleia da República nas legislativas da semana passada.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Corrida às viagens dispara 20% para novo recorde

As agências de viagem estão a ultrapassar todos os recordes de vendas. Apesar do difícil contexto económico e do aumento dos preços, a procura por viagens subiu 20% nos primeiros meses deste ano em relação a 2023 — considerado o melhor ano de sempre para o setor –, segundo o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). Pedro Costa Ferreira diz que se “venderam muitos milhões de euros de reservas de verão na Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL)”, adiantando que “Portugal manter-se-á, este ano, como o principal destino de férias dos portugueses”.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso pago).

Deco quer acabar com comissão de reembolso antecipado dos créditos

A Deco quer que o próximo Governo elimine as comissões por amortização antecipada no regime de taxa variável dos créditos à habitação e reduza o seu valor para 0,5% no regime de taxa fixa, face aos atuais 2%. A medida urge num contexto de inflação e juros elevados. A associação de defesa do consumidor quer que o próximo Governo torne definitivas algumas das medidas temporárias que foram implementadas para apoiar as famílias com empréstimos para a compra de casa. Só assim as famílias conseguirão poupar.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).

Saída de dinheiro dos fundos acelera em 2024

O ano começou com saldo negativo entre as novas poupanças das famílias que entram e as que são retiradas: registou-se em janeiro um volume de subscrições de 260,6 milhões de euros, enquanto o valor dos resgates foi de 351,8 milhões de euros. Há quatro meses que acontece este comportamento nos fundos de investimento, o que se pode dever à tomada de mais-valias. Ainda assim, os ativos sob gestão mantiveram-se inalterados no arranque do ano. A 31 de janeiro de 2024, o valor dos ativos geridos pelos organismos de investimento coletivo (OIC) mobiliários ascendeu a 18.612,4 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugueses gastam mil milhões a comprar telemóveis

Mais de mil milhões de euros foi quanto os portugueses gastaram, em 2023, na compra de telemóveis. Ao todo, foram adquiridos mais de 2,6 milhões de aparelhos, a grande maioria smartphones e 61% deles de última geração móvel (5G), avançou Francisco Jerónimo, vice-presidente da divisão de telemóveis na consultora IDC Europa. Em 2022, tinham sido gastos pouco menos de 946 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Chega, viagens e crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião