Os estágios devem ser remunerados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.

Um terço dos estagiários europeus não são remunerados, e isso pode agravar a desigualdade, alertou recentemente o Tribunal de Contas Europeu. Afinal, mesmo não tendo experiência no mercado de trabalho, esses jovens devem ser pagos? Neste episódio do podcastTrinta e oito vírgula quatro“, o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, junta-se a nós para discutir esta questão, defendendo que os estagiários “geram valor”, mesmo com um currículo ainda magro.

Ouça o episódio no leitor abaixo ou através deste link.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

“Muitas vezes, penso que as empresas que acabam por fazer estágios não remunerados interpretam a passagem de conhecimento como sendo um pagamento suficiente. Penso que hoje é a capacidade de entrega dos jovens, vemos que conseguem entregar valor. Se entregam valor, devem ser remunerados“, defende o CEO.

Ainda assim, António Carlos Rodrigues sublinha que, mais do que o dinheiro, os estagiários valorizam as perspetivas de progressão na carreira. “O que mais valorizam é a perspetiva de carreira. Melhor que lhes darmos mais valor é crescer na função”, salienta.

Falamos também de atração de talento, num setor que sofre de escassez de profissionais, e do impacto dos impostos nessa dinâmica.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de março, vamos explorar essa questão do ponto dos estágios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os estágios devem ser remunerados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião