EDP Renováveis fecha novo contrato para fornecer energia à Walmart por 15 anos

Desde 2018, a Walmart tem trabalhado com a EDP Renováveis em projetos de produção de eletricidade renovável de larga escala como de geração distribuída. Novo contrato vai durar 15 anos.

A EDP Renováveis EDPR 1,82% e a Walmart assinaram um novo acordo para o fornecimento de energia durante 15 anos. A energia será produzida por um projeto solar de 250 megawatts-pico (MWp) que está a ser desenvolvido no Texas, nos Estados Unidos.

O contrato com a Walmart diz respeito a uma parte do projeto, ficando a empresa com 225 MWp. Este Contrato de Aquisição de Energia (CAE) complementa os restantes contratos corporativos de compra de energia que a Walmart já tem com a EDPR e que, agora, chegam aos 395 megawatts (MW) em energia solar e eólica de larga escala, e cerca de 50 MWp em energia solar distribuída.

O novo projeto terá capacidade suficiente para fornecer anualmente o equivalente a mais de 27 mil casas do Texas e “contribui com benefícios económicos significativos para a região”, indica a elétrica portuguesa, nomeadamente através de pagamentos a proprietários de terras.

Ao longo da vida útil do projeto, que será de “várias dezenas de anos”, estima-se também o investimento de mais 42 milhões de dólares (cerca de 39 milhões de euros) em projetos locais, beneficiando escolas, infraestruturas locais e outros serviços públicos. Ao desenvolver este parque, a EDPR já participa ativamente na comunidade e já doou cerca de 9.000 euros ao distrito escolar local. Em paralelo, o projeto vai criar 300 empregos durante a sua construção.

Este contrato é adicionado ao portefólio da Walmart, que conta com mais de 600 projetos de energia renovável em operação ou em desenvolvimento em mais de dez países, com o objetivo de alcançar até 10 gigawatts (GW) em novos projetos de energia limpa até 2030.

Este projeto ajudará a construir uma comunidade mais forte, uma rede de energia mais forte e contribuirá para os nossos objetivos operacionais de energia limpa“, afirmou Frank Palladino, vice-presidente de estratégia de energias renováveis da Walmart.

Desde 2018, a Walmart tem trabalhado com a EDP Renováveis em projetos de produção de eletricidade renovável de larga escala como de geração distribuída. Em larga escala, a Walmart compra energia dos parques eólicos Bright Stalk e Harvest Ridge, que a EDPR desenvolveu no Estado do Illinois, bem como do parque eólico Headwaters II, no Estado do Indiana.

No total, o volume de aquisições fechado entre as duas empresas seria suficiente para alimentar mais de 68 mil casas. Já na geração descentralizada ou distribuída, a EDPR e a Walmart colaboraram numa capacidade solar de cerca de 50 MWp distribuída por 66 locais da Walmart que são geridos e operados pela EDPR.

A EDPR é um dos principais promotores de energia renovável do Texas, com mais de 1,2 GW de capacidade renovável instalada em todo o estado, o que gera eletricidade equivalente ao consumo de mais de 230 mil casas médias da região. O Texas é um mercado estratégico no portfólio da EDPR e a empresa tem projetos adicionais em desenvolvimento avançado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis fecha novo contrato para fornecer energia à Walmart por 15 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião