IEFP e empresas unem-se para “responder à urgência da requalificação profissional”

Empresas, associação Business Roundtable, Confederação Empresarial de Portugal e IEFP têm encontro marcado esta quarta-feira. A agenda de trabalhos? Discutir o desafio da requalificação em Portugal.

Afinal, como pode Portugal responder e resolver a “urgência da requalificação profissional”? Esta quarta-feira, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) encontra-se com 50 empresas e associações para analisar esta temática e delinear os próximos passos a tomar, no âmbito do programa PRO_MOV, que oferece formações em várias áreas.

Empresas, associação Business Roundtable, Confederação Empresarial de Portugal e IEFP reúnem-se em torno da temática da requalificação profissional em Portugal. No primeiro encontro de 2024, a realizar esta quarta-feira, dia 27 de março, mais de 50 líderes vão analisar a atividade do PRO_MOV, identificar desafios e oportunidades, e delinear os próximos passos de expansão do programa com novos laboratórios, mais percursos formativos e a entrada de novos parceiros”, foi anunciado esta terça-feira.

Convém explicar que o PRO_MOV é um programa nacional de requalificação que se insere na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, que foi criada pelo European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas, entre as quais Sonae, Nestlé e SAP. O objetivo dessa iniciativa é requalificar um milhão de europeus até 2025.

Neste âmbito, em novembro, o IEFP assinou um protocolo com mais de 50 empresas e associações, com as quais se reúne já esta quarta-feira.

“A prioridade é responder ao desafio e à urgência da problemática da requalificação profissional, desenvolvendo as competências profissionais que permitam responder às reais necessidades do mercado de trabalho e das empresas, garantindo às pessoas formações de qualidade que as capacitem para o mercado de trabalho atual e de futuro, especialmente num cenário de transição digital e verde”, é explicado numa nota enviada às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IEFP e empresas unem-se para “responder à urgência da requalificação profissional”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião