IGCP revê em alta financiamento com Obrigações do Tesouro

Agência que gere a dívida pública previa levantar 13,9 mil milhões de euros com Obrigações do Tesouro, mas reviu em alta essa meta para os 16 mil milhões.

O IGCP reviu em alta o objetivo de financiamento com Obrigações do Tesouro para os 16 mil milhões de euros em 2024, o que representa um aumento de 15% face à estimativa inicial de 13,9 mil milhões, segundo adianta esta terça-feira.

Entre janeiro e março, o IGCP já emitiu 8,4 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, “o que representa mais de 50% do objetivo de emissão anual deste instrumento”, adianta este organismo.

Isto significa que até final do ano a agência ainda deverá emitir cerca de 7,6 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, com algumas emissões a ocorrerem ainda durante o segundo trimestre, “sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão”.

Em sentido contrário, o objetivo de financiamento líquido através de Bilhetes do Tesouro foi revisto em baixa para 4,7 mil milhões de euros, menos 23% face à estimativa inicial.

A agência liderada por Miguel Martin acaba de lançar o calendário de leilões de Bilhetes do Tesouro para o próximo trimestre: 17 de abril, 15 de maio e 19 de junho são as datas em que Portugal regressará aos mercados para se financiar com títulos de curto prazo (com maturidades até 12 meses).

Durante o primeiro trimestre, as emissões líquidas de Bilhetes do Tesouro atingiram os 2,3 mil milhões de euros, faltando agora executar 2,4 mil milhões.

Por conta da subida das taxas de juro, o custo de financiamento do Estado disparou nos últimos anos, passando de 0,6% em 2021 para 3,5% em 2023 no que diz respeito a novas operações. A dívida emitida em 2024 apresenta uma ligeira redução para 3,2%.

(Notícia atualizada às 14h03 com indicação sobre a revisão em alta da meta de emissões de Obrigações do Tesouro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP revê em alta financiamento com Obrigações do Tesouro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião