A polémica com a eleição do presidente da AR em 24 frases

  • Lusa
  • 27 Março 2024

Leia as frases que marcaram a polémica dos últimos dois dias sobre a eleição do presidente da Assembleia da República.

Depois de três votações, os deputados falharam a eleição do novo presidente da Assembleia da República, que irá suceder a Augusto Santos Silva.

Veja uma seleção de frases dos políticos que marcaram a polémica dos últimos dias:

O PSD informou esta tarde o Chega que viabilizará a nomeação de vários dirigentes do partido para vice-presidente da Assembleia da República, secretário e vice-secretário.”

André Ventura, líder do Chega, 25-03-2024

O PSD fez uma campanha com um compromisso firme que é um ‘não é não’, não há acordo com o Chega. No primeiro momento em que é preciso haver um acordo para eleger o presidente da Assembleia da República esse acordo é feito e isso é um sinal.”

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, 26-03-2024

“Essa é a grande notícia do dia de hoje, é que, depois de tanta separação e distanciamento, na primeira necessidade, o PSD e o Chega entenderam-se.

Pedro Nuno Santos, líder do PS, numa alusão aos nomes propostos para a mesa da Assembleia da República, 26-03-2024

“Não há acordo nenhum [com o Chega].”

Nuno Melo, líder do CDS-PP, SIC Notícias, 26-03-2024

“O Chega não é um partido confiável e a qualquer momento rói a corda.”

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, minutos depois de o deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco ter falhado a eleição para presidente da Assembleia da República, 26-03-2024

“Ontem havia acordo [com o PSD], hoje há um bloqueio.”

André Ventura, 26-03-2024

“Aquilo que acontece hoje aos olhos dos portugueses é que o acordo à direita não funcionou, foi rasgado em menos de 24 horas e, por isso, incluir o grupo parlamentar do PS (…) é apenas má fé.”

Eurico Brilhante Dias, deputado do PS, 26-03-2024

“O grupo parlamentar do PSD foi informado que nem PS nem Chega mudam o seu sentido de voto e inviabilizarão a sua eleição e, nesse sentido, retiramos a candidatura de Aguiar-Branco.”

Joaquim Miranda Sarmento, deputado do PSD, 26-03-2024

“Quando se chega a este ponto em que se manda a toalha ao chão, é porque o deputado sabe tão bem como eu que puseram o interesse egocêntrico do partido acima do país. (…) Utilizando uma expressão muito conhecida vossa: não é não.”

André Ventura, 26-03-2024

“Eu vou reapresentar a minha candidatura a presidente da Assembleia da República, entendo que o momento do país não pode ficar num impasse.”

José Pedro Aguiar-Branco, deputado do PSD e candidato a presidente do parlamento, 26-03-2024

“O PPD/PSD não conseguiu encontrar uma solução maioritária e aquilo que um partido responsável faz é oferecer à câmara um dos seus melhores.”

Eurico Brilhante Dias, anunciando a candidatura de Francisco Assis à presidência da Assembleia da República, 26-03-2024

“A direita é a confusão, é a bagunça, não conseguiram sequer que um acordo para uma maioria para a mesa fosse aprovado na Assembleia da República, obrigando a uma nova repetição da votação.”

Fabian Figueiredo, escolhido pelo BE como líder parlamentar para a nova legislatura, 26-03-2024

“Em nada contribuiremos para folhetins políticos que em nada também contribuem para a resolução dos problemas com que as pessoas no nosso país estão confrontadas.”

Paula Santos, líder parlamentar do PCP, 26-03-2024

“Todo o episódio de hoje veio demonstrar que qualquer acordo com a extrema-direita prejudica sobretudo quem faz esse acordo.”

Isabel Mendes Lopes, líder parlamentar do Livre, 26-03-2024

“Infelizmente não foi possível hoje eleger o presidente da Assembleia da República, da nossa parte continuamos disponíveis para dialogar com todos para que se encontre uma solução e o impasse seja resolvido.”

Joaquim Sarmento Miranda, 26-03-2024

“Vou esta noite pedir novamente – ainda que honestamente comece a achar que não o devo fazer –, (…) ao doutor Luís Montenegro uma reunião à hora que ele quiser, onde quiser, na sede do PSD, na sede do Chega, para que até ao meio-dia de amanhã haja um entendimento à direita e não à esquerda para vencermos a candidatura de Francisco Assis.”

André Ventura, 26-03-2024

“[O grupo parlamentar do PS] jamais, em momento algum, foi contactado por outro grupo parlamentar, em particular o grupo parlamentar do PSD, para fazer qualquer acordo quanto a um candidato a presidente da mesa da Assembleia da República.”

Eurico Brilhante Dias, 26-03-2024

“Eu imagino o que será as pessoas estarem lá em casa à espera de soluções para a saúde, para a educação, para os impostos, para o futuro dos seus filhos e assistirem a este tristíssimo espetáculo de alguém que tem os portugueses, a democracia portuguesa e o parlamento português refém de uma birra.

Rui Rocha, 26-03-2024

“Hoje houve quem, neste parlamento, desse um triste sinal ao país. O que seria normal, uma eleição expedita, transformou-se num número de circo.”

Nuno Melo, 26-03-2024

“O PSD voltará a apresentar a eleição para presidente da AR José Pedro Aguiar-Branco. Entendemos que o senhor deputado Aguiar-Branco, a ser eleito, cumprirá o seu mandato durante duas sessões legislativas, esta e a próxima, ou seja, até setembro de 2026, acordado com o PS que a terceira e quarta sessão legislativa será indicado um deputado do PS, imaginamos o senhor deputado Francisco Assis.”

Joaquim Sarmento Miranda, 27-03-2024

“É uma proposta que permite desbloquear já hoje a liderança desta instituição, fazendo com que durante os próximos dois anos, nas duas próximas sessões legislativas, o presidente da Assembleia da República seja o nome indicado pelo PPD/PSD e que nas sessões legislativas sequentes a liderança da Assembleia da República seja assegurada por um parlamentar do grupo parlamentar do PS.”

Eurico Brilhante Dias. 27-03-2024

“Esta é uma solução politicamente possível entre duas instituições e entre cavalheiros.”

Eurico Brilhante Dias, 27-03-2024

“Depois de termos mudado o ciclo político e de vermos Santos Silva deixar de ser presidente da Assembleia da República, para nós, Iniciativa Liberal a opção era clara. O resultado final desta infantilidade do Chega é que vamos ter, a partir de 2026, um presidente da Assembleia da República do PS”.

Rui Rocha, 27-03-2024

“Luís Montenegro escolheu a sua companhia de viagem para esta legislatura, escolheu a sua companhia de viagem parlamentar, e escolheu com quem quer fazer verdadeiramente os seus acordos”.

André Ventura, 27-03-2024

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A polémica com a eleição do presidente da AR em 24 frases

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião