Endeavor Portugal reforça rede de empreendedores com Coverflex

Com a entrada dos cinco fundadores da startup de benefícios flexíveis, eleva-se para sete o número de empreendedores portugueses na Endeavor Entrepreneurs.

A Endeavor Portugal reforçou a rede de empreendedores no mercado nacional com a entrada dos cinco fundadores da Coverflex, elevando para sete o número de Endeavor Entrepreneurs portugueses. A rede, que começou a operar em Portugal no ano passado, tem como objetivo ter um efeito multiplicador no ecossistema, fomentando relações globais entre os seus pares, com acesso a mentoria ou capital em 42 mercados.

Os fundadores da Coverflex — Luís Rocha, Miguel Santo Amaro, Nuno Pinto, Rui Carvalho e Tiago Fernandes — foram selecionados no primeiro International Selection Panel da Endeavor em 2024, que decorreu no Vietname, por um grupo de seis jurados internacionais: Nicolas Aguzin (HKEX, Hong Kong), Anderson Thees (Redpoint eventures, Brasil), Vinnie Lauria (Golden Gate Ventures, Singapura), Roshini Bakshi (Everstone Capital Advisors, Indonesia), Tiger Fang (Kargo, Indonésia) e Randy Reddig (Fastly, EUA).

“Fazer parte desta rede vai ajudar-nos, enquanto empreendedores, e, também, na Coverflex, a reforçar a rede de contactos e a potenciar parcerias mundiais facilitadas por este efeito multiplicador do ecossistema. Estamos muito entusiasmados por poder reforçar a lista de empreendedores Endeavor em Portugal”, afirma Miguel Santo Amaro, cofundador e CEO da Coverflex, citado em comunicado.

Os fundadores da Coverflex, scaleup que atua na área dos benefícios flexíveis e já com presença em Portugal, Itália e Espanha, juntam-se a José Salgado e Sérgio Vieira (fundadores da Bizay/360 Imprimir), dois dos 152 empreendedores Endeavor que integraram a lista no ano passado, e os primeiros empreendedores Endeavor de Portugal.

“Apoiar empreendedores com base em Portugal e ambição global é parte da missão da Endeavor”, refere Ricardo Mesquita, managing director da Endeavor Portugal. “Após o regresso (do Vietname), continuaremos o nosso processo de seleção dos fundadores portugueses que mais se destacam na forma como estão a construir as suas empresas”, acrescenta.

“Temos como prioridade continuar a construir a rede Endeavor em Portugal. Para que isso aconteça, o nosso foco centra-se na seleção dos empreendedores em etapa de growth/ scale up. Estamos ativamente a conversar com vários fundadores e, em conjunto, vamos definir os próximos passos que tipicamente passam por um painel de seleção local, seguido de um painel de seleção internacional, como aquele que a Coverflex acabou de passar”, diz Ricardo Mesquita, managing director da Endeavor Portugal, ao ECO quando questionado sobre os objetivos de reforço para este ano.

Neste momento, entre os membros do braço português não founders mulheres. O que está a ser feito para atrair mais mulheres à rede?

“Em Portugal, procuramos desde o início assegurar a participação e o envolvimento de todo o ecossistema português na fase de growth – scaleup. Por exemplo, os convites para os nossos eventos, em colaboração com diversos parceiros, são intencionais — convidamos igual número de empreendedores e de empreendedoras. Procuramos também integrar nas nossas iniciativas diversidade geográfica, ativando a presença da Endeavor em todo o país, bem como diversidade geracional, construindo espaços de mentoria entre quem já construiu as suas empresas e passou pelas dores de crescimento, e alguns dos empreendedores que ainda estão a escalar os seus negócios”, começa por referir o managing director.

“Face à realidade global, a Endeavor tem trabalhado e vai continuar a trabalhar para reduzir as assimetrias neste campo: 13% do portefólio de Endeavor Entrepreneurs são mulheres (no ano passado, 18% das empresas selecionadas nos nossos ISP eram lideradas ou colideradas por mulheres)“, acrescenta.

“A rede global da Endeavor é liderada pela founder e CEO Linda Rottenberg desde 1997. Desde o primeiro momento que a diversidade guia a organização internacional, com presença em 42 mercados. Nestes escritórios da Endeavor espalhados pelo mundo, metade são liderados por mulheres. Além disso, na equipa global de liderança 71% são mulheres”, relembra.

Atualmente, a rede Endeavor está em 42 países e apoia mais de 2.000 empreendedores, cujas empresas juntam um lucro agregado de mais de 28 mil milhões de dólares, sendo criadores de mais de 3,9 milhões de empregos e, em 2021, levantaram mais de 4 mil milhões de dólares de capital, segundo dados divulgados pela organização.

Reid Hoffman (LinkedIn), Bill Ford (General Atlantic), Jose Maria Pallete (Telefónica), Guillaume Pousaz (Checkout.com), Oscar Pierre (Glovo) e Marcos Galperin (Mercado Libre) são alguns dos nomes que fazem parte da rede.

(notícia atualizada a 2 de abril com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endeavor Portugal reforça rede de empreendedores com Coverflex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião