5 coisas que vão marcar o dia

Os contribuintes já podem entregar a declaração de IRS. Serão conhecidos dados sobre a dívida pública e sobre o volume de negócios no comércio.

Com o início do mês de abril, arranca a campanha de IRS deste ano, referente aos rendimentos do ano passado e entram também em vigor as novas regras das baixas da Segurança Social. Serão ainda conhecidos alguns dados estatísticos, sobre a dívida pública e o volume de negócios no comércio.

Arranca a entrega do IRS

Começa esta segunda-feira o prazo de entrega da declaração de IRS, referente aos rendimentos de 2023. A campanha prolonga-se até 30 de junho, sendo que já há vários contribuintes abrangidos pelo IRS automático, que disponibiliza uma declaração já previamente preenchida, sendo apenas necessário confirmar a informação e aceitar.

Como evolui a dívida pública?

O Banco de Portugal vai divulgar um conjunto de indicadores sobre a evolução da dívida pública, nomeadamente a dívida das Administrações Públicas durante o mês de fevereiro e o financiamento das Administrações Públicas, também para o segundo mês do ano.

Segurança Social aperta fiscalização às baixas médicas

A partir desta segunda-feira, entram em vigor as novas regras relativas ao sistema de verificação de incapacidades por parte da Segurança Social. Entre as principais alterações consta o facto de as baixas por doença passarem a ser verificadas pela Segurança Social “em qualquer altura”.

INE divulga volume de negócios no comércio

O Instituto Nacional de Estatística publica esta segunda-feira o Índice de Volume de Negócios, bem como do Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio, permitindo traçar o cenário que se vive no setor, com dados referentes ao mês de fevereiro.

Bolsas europeias fechadas

A maioria das bolsas europeias não vai negociar nesta segunda-feira, devido à Páscoa. A praça lisboeta inclui-se no grupo das bolsas fechadas neste dia, depois de também já ter estado em “pausa” na Sexta-Feira Santa. Já as bolsas norte-americanas vão estar a funcionar normalmente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião