Nos e Universidade de Aveiro lideram pedido de patentes nacionais

O ano passado, foram apresentados 904 pedidos de invenção, o que se traduz num ligeiro decréscimo de 1,3% face a 2022 (916). 35,9% dos pedidos (273) tiveram origem na região Norte.

A Nos e a Universidade de Aveiro foram as entidades portuguesas com o maior número de Pedidos de Patente de Invenções Nacionais registados o ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A Universidade de Aveiro lidera a lista com 34 patentes apresentadas, seguido da NOS que soma 26 patentes. No ano de 2023, foram apresentados 904 Pedidos de Invenção, o que se traduz num ligeiro decréscimo de 1,3% face a 2022 (916).

Na lista de requerentes de Pedidos de Invenções Nacionais, números de 2023, liderada pela UA, a instituição de ensino superior que aparece a seguir na lista é a Universidade do Porto, ocupando o terceiro lugar, com 24 pedidos. Segue-se a Universidade de Coimbra, em quarto lugar, com 20 pedidos.

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade IndustrialInstituto Nacional de Propriedade Industrial

Em comunicado, Artur Silva, vice-reitor para a Investigação na Universidade de Aveiro, realça que “este desempenho só é possível devido ao trabalho feito pelos investigadores da UA”. “Gostaria de agradecer o esforço feito no sentido de garantir a proteção dos resultados de I&D da nossa Universidade, permitindo, também neste aspeto, o reconhecimento do nosso valor”, acrescenta.

No top empresas, a Nos surge no primeiro lugar com 26 pedidos de patentes, seguido da Carbocode com 14 pedidos e da Altice Labs com 12 pedidos. O Top cinco fica concluído com a Bosch Termotecnologia (dez pedidos) e a TMG Automotive (nove pedidos).

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade IndustrialInstituto Nacional de Propriedade Industrial

Do total de Pedidos de Invenção submetidos, 587 correspondem a Pedidos Provisórios de Patente, representando 64,9% do total de Pedidos, 153 a Pedidos de Patente (16,9%), 81 a Pedidos de Modelo de Utilidade (9%), 58 a Pedidos de Certificados Complementares de Proteção (6,4%) e 25 a Pedidos PCT que entraram na Fase Nacional (2,8%), de acordo com o relatório do INPI.

O número de Concessões de Invenções da Via Nacional, em 2023, situou-se em 193. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, observa-se que houve um decréscimo de 10,6% no número de Invenções Nacionais que foram concedidas, tendo em conta que em 2022 foram concedidas 216.

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade IndustrialInstituto Nacional de Propriedade Industrial

Os pedidos de proteção de Invenções apresentados em Portugal (904) são maioritariamente de origem portuguesa, tendo 84,1% dos pedidos (760) sido efetuados por Residentes em Portugal. Os restantes 15,9%, realizados por Não Residentes, correspondem a um valor absoluto de 144 Pedidos. Estes têm origem, sobretudo, nos seguintes países: Espanha (42), Estados Unidos da América (37) e outros (65).

Em Portugal, o maior número de pedidos registados em 2023 diz respeito a Necessidades da Vida (29,5%), Técnicas Industriais diversas / Transportes (22,8%) e Química / Metalurgia (18,3%). As secções que apresentaram menos pedidos, foram as Física (12,5%), Engenharia mecânica / Iluminação / Aquecimento / Armamento / Demolição (7,6%), Construções fixas (5,4%), Eletricidade (3,1%) e Têxteis / Papel (0,9%).

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade Industrial Instituto Nacional de Propriedade Industrial

No ano de 2023, dos Pedidos de Invenções Nacionais de origem portuguesa, 48,2% foram apresentados por empresas/outras entidades (436), 22,7% por requerentes individuais (205) e 29,1% por Instituições de Ensino Superior/I&D (263).

Norte é a região com maior número de patentes

O Norte é a região com o maior número de patentes, ora não fosse considerada a região portuguesa mais industrializada. O ano passado, 35,9% dos pedidos (273) tiveram origem na região Norte, 32,5% (247) na região Centro e 25,8% (196) na Área Metropolitana de Lisboa, sendo estas as regiões que registaram um maior número de Pedidos. A região dos Açores, foi a região com menor número de Pedidos (1), correspondendo a 0,1% do total de pedidos.

Fonte: Instituto Nacional de Propriedade Industrial Instituto Nacional de Propriedade Industrial

O Programa Compete 2030 abriu recentemente o procedimento de candidaturas para apoio financeiro às despesas com pedidos de patente e modelos de utilidade e com registo de desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional. Este apoio destina-se a micro, pequenas e médias empresas e empresas de pequena-média capitalização. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de dezembro de 2024, no Balcão dos Fundos em balcaofundosue.pt, através de formulário eletrónico para o efeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos e Universidade de Aveiro lideram pedido de patentes nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião