BRANDS' ECO Provocação e sátira: o papel do cartoon político em debate

  • BRANDS' ECO
  • 7 Maio 2024

É a 4.ª conversa Warm Up de antecipação do Festival Impacto, um slow fest que se realiza entre outubro e novembro de 2024. ECO é media partner.

No próximo dia 10 de maio, entre as 18:20 e as 19:50, no Fórum Fnac Chiado, realiza-se a 4.ª conversa Warm Up. Cartoon Político: O poder da Narrativa Visual é o tema do debate que conta com a curadoria do ilustrador Nuno Saraiva e moderação de Miguel Meneses. A entrada é livre.

4.ª conversa Warm Up Cartoon Político

Nesta conversa, que conta com a participação de Catarina Sobral, ilustradora e designer gráfica, e o cartoonista Vasco Gargalo, teremos uma viagem pela história, pela criatividade da narrativa visual do comentário político e social, discutindo os papéis da sátira, da ironia e da provocação na ilustração. Será abordado o papel do cartoon como voz contra a intolerância e explorado o seu lado mais negro, expondo casos que perpetuaram estereótipos nocivos, desde os retratos colonialistas à propaganda nazi.

Será também discutido como o cartoon pode promover a compreensão mútua, o diálogo construtivo e a provocação com sentido crítico necessária à reflexão, as considerações éticas inerentes a esta forma de expressão e o delicado equilíbrio entre sátira e sensibilidade.

O ciclo de conversas Warm Up vai acontecer até 27 de setembro e é uma iniciativa do Festival Impacto, um slow fest que decorrerá entre outubro e novembro de 2024. O objetivo é gerar mudanças positivas numa sociedade que está a abraçar a diversidade e a inclusão, ao mesmo tempo que luta contra a crescente polarização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Provocação e sátira: o papel do cartoon político em debate

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião