Azuaga Seguros vai ser o novo nome da seguradora de caução Abarca

A seguradora de caução Abarca integra-se na Corporación Financiera Azuaga, muda a designação, e multiplica ambições para ser "a empresa líder em seguros de caução na Península Ibérica".

A seguradora de caução Abarca Seguros será, a partir desta terça-feira, Azuaga Seguros. A mudança de denominação “dá início à integração progressiva da empresa no grupo Corporación Financiera Azuaga” explica a empresa. A Abarca Seguros foi criada em 2016 como seguradora especializada em seguros de caução para o mercado português. Em 2018, estabeleceu uma sucursal em Espanha e tem atualmente escritórios em Lisboa, Sevilha e Madrid.

Luis Malcato, diretor geral da Azuaga, ainda em ambiente Abarca. Será a mesma seguradora, só muda o nome e a ambição.

Para Luis Malcato, Diretor Geral da empresa em Portugal, a passagem de Abarca Seguros para Azuaga Seguros acontece no momento certo. “Este passo estratégico, integrando a seguradora num grupo de maior dimensão, sólido e diversificado, potenciará o nosso próprio crescimento e permitirá dar um nível de serviço ainda melhor aos nossos clientes”. Vaticinando que a Azuaga Seguros será a empresa líder em seguros de caução na Península Ibérica”, acrescenta que “após mais de oito anos de um percurso bem-sucedido, a seguradora decidiu fazer esta mudança que lhe permitirá oferecer seguros de caução a mais clientes e especializar-se em novas modalidades”.

Um novo logo para a mesma seguradora.

Segundo a companhia, a Abarca Seguros – agora Azuaga – já assinou mais de 9.000 contratos de seguro de caução com cerca de 5.000 clientes e foi “pioneira na divulgação e implementação do seguro de caução em Portugal, bem como na implementação de processos de acompanhamento e de inspeção técnica aos projetos segurados”. No mercado nacional a líder é a COSEC, com 41% de quota de um mercado que valeu 7,8 milhões de euros em prémios em 2023, seguida da Abarca e da Crédit y Cáución. As três primeiras significam 80% do mercado.

Em solidez, a Abarca afirma ser a única seguradora de caução a ter uma dupla notação de grau de investimento por agências de rating internacionais, tendo obtido uma notação B+ (Good) e BBB-, pela AM Best e S&P, respetivamente.

A explicação para esta mudança de designação vem do facto de, em 2020, os acionistas da Abarca Seguros terem fundado um grupo financeiro familiar, a Corporación Financiera Azuaga, constituído por empresas com gestão independente, especializadas em serviços financeiros e de investimento e que funciona também como um veículo de investimento.

O portefólio de negócios da Corporación Financiera Azuaga inclui, entre outros, uma gestora de fundos de investimento (Anta AM) e uma instituição financeira especializada em garantias e empréstimos (Castelo Capital). A integração da Abarca Seguros vai acrescentar o seguro de caução aos produtos e serviços financeiros já disponibilizados pelo grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Azuaga Seguros vai ser o novo nome da seguradora de caução Abarca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião