Uber lança novo serviço que promove partilha de viagens entre desconhecidos
Utilizadores que não se conhecem, mas têm destinos compatíveis vão passar a poder partilhar viagens da Uber. Novo serviço permite poupança até 30%, de acordo com diretor-geral.
A Uber acaba de lançar um novo serviço de viagens partilhadas. Até agora, já era possível dividir viagens com conhecidos, adicionando várias paragens. Mas agora passa a ser possível partilhar viagens também com desconhecidos, numa nova modalidade: a app “emparelha” utilizadores que tenham destinos compatíveis, o que permite que várias pessoas sejam servidas pelo mesmo motorista, reduzindo as emissões e o trânsito nas cidades.
“Hoje queremos anunciar uma grande novidade, que é o lançamento da UberX Share, uma solução de partilha de viagens entre utilizadores, que permite pôr mais pessoas no mesmo carro“, informou o diretor-geral da Uber para Portugal, Francisco Vilaça, num evento promovido esta quarta-feira a propósito do 10.º aniversário da Uber em Portugal.
No total, até três utilizadores simultâneos poderão partilhar uma viagem, no âmbito deste novo ativo que já está ativo. Ou seja, pode iniciar a sua viagem com o carro vazio e depois “recolher” dois outros utilizadores a caminho do seu destino. Mas, se um deles sair antes de a viagem terminar e, entretanto, outro utilizador nas imediações requisitar o serviço, então este terá um lugar garantido no mesmo carro, garantindo o total de três utilizadores simultâneos.
Ainda assim, Francisco Vilaça garante que o objetivo é que estas viagens partilhadas durem, no máximo, mais oito minutos do que as viagens singulares. Daí a importância do emparelhamento entre utilizadores feito pela app: as viagens não são partilhadas por três utilizadores aleatórios, mas por utilizadores cujos destinos sejam compatíveis.
Segundo ainda explicou o responsável, esta modalidade é mais económica para os utilizadores, já que permite poupar até 30% nas viagens.
Já para o motorista “é o equivalente a fazer uma viagem UberX mais longa”. “É uma viagem permanentemente a acontecer. É melhor do que encadear várias viagens UberX“, assegurou Francisco Vilaça, que notou que, “trazendo mais pessoas para a plataforma”, este novo serviço também trará mais trabalho a esses motoristas.
Por outro lado, esta opção é “mais ecológica”, uma vez que se reduz o número de veículos nas estradas e, à boleia, também as emissões poluentes nos centros das cidades, assinalou Francisco Vilaça.
Este serviço é novo em Portugal, mas não no mundo. Por exemplo, há vários anos que no Brasil está disponível a Uber Juntos, um serviço que permite a partilha de viagens entre desconhecidos.
70 mil motoristas em dez anos
No evento desta manhã, o diretor-geral aproveitou para fazer um ponto da situação dos últimos dez anos da Uber em Portugal. Foi a 4 de julho de 2014 que a Uber foi lançada por cá, lembrou Francisco Vilaça, sublinhando que, desde então, já foram servidos mais de 12 milhões de passageiros. Mais de 70 mil motoristas já usaram a app, acrescentou o mesmo.
Entre os destinos mais procurados em Portugal, estão as viagens para o trabalho, o aeroporto, restaurantes e bares, centros comerciais, atrações turísticas, e hospitais e clínicas.
Além disso, a Uber tem em Lisboa o maior centro de excelência na Europa, num investimento de 91 milhões de euros. Cerca de 400 trabalhadores estão ao serviço desse centro, localizado em Lisboa.
No total, a Uber já está presente em 70 países, 10.500 cidades e 900 áreas metropolitanas, cumprindo 26 milhões de viagens e pedidos por dia. “Temos seis milhões de motoristas e estafetas ativos, que encontram na plataforma uma opção de rendimento flexível“, salientou Francisco Vilaça, numa altura em que o trabalho nas plataformas (em particular, a sua regulação) tem sido motivo de discussão em Portugal, e na Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uber lança novo serviço que promove partilha de viagens entre desconhecidos
{{ noCommentsLabel }}