Portugal foi 4.º país da zona euro com maior peso dos juros pagos no PIB em 2023

  • Lusa
  • 14 Maio 2024

Portugal registou, em 2023, um dos valores mais altos no peso dos juros pagos no PIB (2,2%), sendo apenas ultrapassado por Espanha, Grécia e Itália. A média da área do euro foi de 1,7%.

Portugal registou em 2023 “um dos valores mais altos” no peso dos juros pagos no Produto Interno Bruto (PIB) entre os países da zona euro, tendo-se fixado em 2,2%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos dados detalhados relativos à despesa pública em 2023, o INE nota que Portugal registou no ano passado “um dos valores mais altos no peso dos juros pagos no PIB (2,2%), sendo apenas ultrapassado por Espanha, Grécia e Itália (com 2,5%, 3,5% e 3,8%, respetivamente)”.

Segundo refere o instituto, estes países “apresentaram também um elevado nível de dívida pública medido em percentagem do PIB”. Em 2023, a média da área do euro foi de um peso dos juros pagos no PIB de 1,7%.

Os dados divulgados hoje pelo INE indicam que, no ano passado, Portugal pagou cerca de 5,7 mil milhões de euros em juros relativos à sua dívida pública, o que representou um aumento de 23,3% (em cerca de mil milhões de euros) face ao valor de 2022.

Esta evolução é atribuída ao aumento das taxas de juro, quebrando a tendência decrescente iniciada em 2015, ano seguinte à conclusão do Programa de Assistência Económica e Financeira.

De acordo com o instituto estatístico, o valor pago em juros em 2023 aproxima-se do liquidado em 2020 (5,8 mil milhões de euros) e representa cerca de dois terços do valor pago em 2014.

No sentido contrário dos juros, a dívida bruta das administrações públicas (consolidada) apresentou, em 2023, uma redução de nove mil milhões no seu valor nominal.

Fazendo uma retrospetiva, o INE recorda que, “até 2010, o peso dos juros pagos no PIB em Portugal era inferior ou bastante próximo da média dos países da área do Euro“.

Contudo, em 2011 verificou-se “um aumento substancial do peso dos juros pagos no PIB em Portugal face à área do Euro, quando o acesso do país aos mercados da dívida ficou fortemente limitado, em resultado da crise financeira”.

Nesse ano, o peso dos juros pagos atingiu 4,3% do PIB (contra 3,0% no conjunto dos países da área do euro), progredindo para um máximo de 4,9% em 2014, quando o valor deste indicador para a área do euro foi 2,6%.

“Desde então, o peso dos juros pagos no PIB tem-se mantido acima do registado para o conjunto da área do Euro, não obstante a descida observada entre 2014 e 2022”, conclui.

Ainda segundo o INE, com a diminuição do valor nominal da dívida pública em 2023, Portugal passou a apresentar o sexto maior peso da dívida pública no PIB no conjunto dos países da área do euro (terceiro em 2022), com 99,1%, mantendo-se acima da média da área do euro, que é de 88,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal foi 4.º país da zona euro com maior peso dos juros pagos no PIB em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião