Aquapor alia-se a espanhóis para concorrer à dessalinizadora de 90 milhões no Algarve

Já há interessados no concurso para construir e explorar uma dessalinizadora no Algarve, que abriu em fevereiro e tem um preço base de 90 milhões de euros. Aquapor junta-se ao grupo espanhol GS Inima.

A Aquapor juntou-se ao grupo espanhol GSInima para participar no concurso público para a construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve, em Albufeira, que tem um preço base de 90 milhões de euros e é uma das medidas de resposta à seca que afeta a região sul do país.

A Aquapor é responsável por 11 concessões de serviços de água e saneamento em Portugal. Por seu lado, a GS Inima atua em mais de 10 países e conta com mais de cinco décadas de experiência na construção de dessalinizadoras, destacam as empresas num comunicado enviado às redações.

“É com grande orgulho que anunciamos esta parceria, que permite à Aquapor aliar o seu conhecimento e expertise ao know-how e à vasta experiência da GS Inima na área da dessalinização em diferentes partes do globo. Estou convicto de que serão criadas importantes sinergias para o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras, garantindo a melhor preservação dos recursos hídricos no Algarve”, afirma Carlos Rodrigues, diretor comercial da Aquapor.

Já de acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da GS Inima, Diego de Vera, a parceria com a Aquapor pretende abastecer a região do Algarve com água doce, tanto para consumo humano como para fins industriais.

Em 2022, um projeto de dessalinização desta empresa espanhola no Chile foi distinguido como a melhor dessalinizadora do mundo, ao abastecer 70% da população com um consumo de energia de 2,8 quilowatts-hora por metro cúbico, um dos mais baixos do globo, salienta em comunicado.

Lançado em meados do passado mês de fevereiro, o concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização na Região do Algarve, prevê uma capacidade inicial para a produção de 16 milhões de metros cúbicos por ano.

A construção de uma dessalinizadora em Albufeira tem um preço base de 90 milhões de euros. A Águas do Algarve, responsável pelo abastecimento de água em alta na região e que tem a seu cargo a gestão de infraestruturas como barragens ou estações de tratamento de águas residuais, salientou que a conclusão da obra está prevista para o final de 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aquapor alia-se a espanhóis para concorrer à dessalinizadora de 90 milhões no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião