EDP emitiu 750 milhões de euros em dívida híbrida

As obrigações em causa têm a maturidade de 30 anos e a taxa de juro fixou-se nos 4,875%.

A EDP emitiu 750 milhões de euros em dívida verde híbrida, de acordo com o site de informação financeira IFR.

As obrigações em causa têm a maturidade de 30 anos e a taxa de juro deveria situar-se entre 4,875% e os 5%, de acordo com as primeiras projeções. No fecho da operação, a taxa fixou-se no patamar mais baixo do intervalo, os 4,875%. A operação contou com ordens de 3,3 mil milhões de euros, quatro vezes acima do valor que a EDP pretendia emitir.

As obrigações híbridas verdes seguem as mesmas linhas guia que as obrigações verdes, espelhadas na Green Bond Framework. No entanto, são assim designadas por combinarem características das obrigações (pagam cupão) e das ações (sem data de vencimento ou maturidade muito longa e o emitente pode decidir não pagar cupão).

A EDP tem-se distinguido como a maior emissora de dívida verde em Portugal. A energética foi a primeira empresa em Portugal a financiar-se com este tipo de instrumento, em 2018. Entretanto, metade da dívida da elétrica já é verde, uma fasquia alcançada em 2023, dois anos antes da data que tinha sido comunicada.

Agora, pretende que 60% da sua dívida seja verde até 2026, sendo que todas as suas novas emissões serão verdes. “A EDP tem intenção de voltar a emitir durante o ano, caso o mercado esteja favorável”, indicou, em março, o responsável financeiro (CFO) da energética, Rui Teixeira. E explicou o porquê: “ao emitir em formato verde, a EDP beneficia de uma procura superior, face a emissões convencionais”, o que “permite otimizar o preço”.

(Notícia atualizada com os resultados da emissão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP emitiu 750 milhões de euros em dívida híbrida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião