O principal desafio este ano é a “consolidação dos dados de clientes”, diz APPM no Dia Internacional do Marketing
Com muitos desafios a surgirem na área do marketing, a sustentabilidade e a responsabilidade social continuarão centrais nas estratégias de marketing das marcas, entende o vice-presidente da APPM.
O principal desafio do marketing para este ano passa pela “consolidação dos dados de clientes distribuídos para obter uma visão de 360 graus do cliente“, considera Tiago Fleming, vice-presidente da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, a propósito do Dia Internacional do Marketing, que se celebra esta segunda-feira pela segunda vez na história.
Tiago Fleming explica ao +M que esta tarefa é “fundamental para a implementação de um marketing orientado por dados, o que é considerado crucial pela maioria das empresas na Europa“, diz tendo por base o estudo “European Marketing Agenda 2024”.
“Além disso, a falta de conhecimento sobre como a inteligência artificial (IA) mudará os negócios também é um desafio significativo para este ano”, acrescenta.
No futuro, no entanto, os desafios do marketing vão continuar a “evoluir em torno da digitalização e da automação, com um foco crescente na utilização avançada de IA e na gestão da experiência do cliente em todos os pontos de contacto”, pelo que as empresas “precisarão de melhorar a qualidade e a integração dos dados dos seus clientes, adaptar-se a novas legislações de proteção de dados, e desenvolver novas competências e processos internos para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas”, considera Tiago Fleming.
Este ano celebra-se assim pela segunda vez na história o Dia Internacional do Marketing. A data, 27 de maio, foi escolhida tendo em conta que foi neste dia, em 1931 em Chicago, que nasceu Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.
A decisão de assinalar o marketing neste dia, a nível mundial, foi tomada por unanimidade pela Confederação Europeia de Marketing (EMC) no ano passado, que designou este dia para destacar a importância do marketing nos negócios e na sociedade e promover o orgulho na profissão.
Para a APPM, na palavra do seu vice-presidente, assinalar este dia “representa uma celebração e um reconhecimento da importância e do impacto decisivo que o marketing tem no mundo empresarial“, pelo que a efeméride serve para “enaltecer a arte, o engenho e a ciência que o marketing proporciona às marcas, permitindo-lhes conectar-se com as pessoas e os consumidores, inspirar mudanças e impulsionar o crescimento dos negócios, das empresas, da economia e dos países“.
De forma a assinalar este dia, a APPM promoveu uma série de eventos durante o mês de maio, como a realização da primeira Conferência de Marketing APPM no setor da saúde, webinars gratuitos e abertos a toda a comunidade, dois eventos do Clube de Marketing APPM no Algarve e em Coimbra, a primeira sessão da terceira edição dos APPM Growth Infusion Fórum, e a apresentação dos jurados para a edição de 2024 dos APPM Marketing Awards.
Quais os desafios que o futuro reserva para os marketeers?
Para os marketeers, os desafios que se levantam no futuro e que vão impactar o seu dia-a-dia são também variados e complexos, desde logo pela dificuldade que estes enfrentam em “obter uma visão completa de 360º do cliente devido à dispersão e à falta de padronização dos dados“.
Mas muitos profissionais debatem-se ainda com a falta de conhecimento sobre a IA, o que resulta em incertezas na implementação de estratégias baseadas nesta tecnologia, entende Tiago Fleming.
A necessidade de garantir que os clientes tenham uma experiência homogénea em todos os pontos de contacto, a falta de integração de processos de ciência de dados nos processos existentes de planeamento de marketing e compra de media, a escassez de talentos qualificados em áreas como ciência de dados e marketing digital, o cumprimento de leis de proteção de dados (como o RGPD) ou a escolha das ferramentas certas para análise de dados, são outras dificuldades elencadas.
“Estes desafios exigem que os marketeers estejam continuamente a atualizar as suas competências, adotem uma abordagem colaborativa com outras áreas da organização e invistam em tecnologias e processos que permitam uma gestão mais eficaz e eficiente dos dados dos clientes“, acrescenta o também diretor de marketing e comunicação do Banco Carregosa.
Para os próximos anos, a APPM prevê várias tendências significativas para a evolução da “indústria” do marketing em Portugal, onde se destacam a “crescente e determinante importância do marketing digital, mas sempre numa lógica de integração com as restantes ferramentas ao dispor dos marketers, a personalização das estratégias de marketing, com especial ênfase nas experiências omnicanais e ainda a introdução prática dos impactos da atual disrupção da inteligência artificial“.
“Complementarmente, a sustentabilidade e a responsabilidade social continuarão centrais nas estratégias de marketing das marcas, refletindo a mudança das expectativas e exigências dos consumidores e ambiente regulatório”, acrescenta o vice-presidente da APPM, Tiago Fleming.
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