Aon anuncia programa de seguros de 350 milhões de dólares para a Ucrânia

  • ECO Seguros
  • 16 Junho 2024

Aon, Departamento para o Desenvolvimento dos EUA e seguradora ARX vão cooperar para criar uma carteira de apólices de seguro de guerra para empresas a operar no país.

A corretora Aon e a agência governamental para o Desenvolvimento dos EUA (DFC, sigla em inglês) anunciaram um programa conjunto de seguros de guerra de 350 milhões de dólares para a Ucrânia. O projeto visa atrair investidores para o país e assim acelerar a sua recuperação económica.

Eric Andersen, presidente da Aon: “O capital não vai para onde não está protegido e este programa sem precedentes com a agência governamental para o Desenvolvimento dos EUA destina-se a desbloquear e acelerar o investimento na Ucrânia numa altura em que a necessidade é mais premente”.

Nesse âmbito, a Aon coordenou um mecanismo de resseguro, em colaboração com a DFC e o ministério do Desenvolvimento da Economia e do Comércio ucraniano, que abrange 50 milhões de dólares para apoiar a emissão de apólices de risco de guerra no terreno para empresas que operam na Ucrânia. Já os restantes 300 milhões de dólares resultam da colaboração da Aon e a DFC para um seguro de risco de guerra adicional para os setores da saúde e agricultura ucraniano.

O mecanismo de resseguro assumirá dois formatos: o que cobre empréstimos concedidos por bancos locais ucranianos para facilitar empréstimos a setores e regiões prioritárias; e a subscrição de riscos, sobretudo de guerra e políticos.

A DFC atuará como resseguradora da companhias de seguro autorizadas a emitir apólices na Ucrânia. A primeira seguradora ucraniana qualificada para aceder ao mecanismo de resseguro é a ARX, uma subsidiária da canadiana FairFax Finantial.

“O capital não vai para onde não está protegido e este programa sem precedentes com a agência governamental para o Desenvolvimento dos EUA destina-se a desbloquear e acelerar o investimento na Ucrânia numa altura em que a necessidade é mais premente”, disse Eric Andersen, presidente da Aon, na Conferência de Recuperação da Ucrânia em Berlim. “Este mecanismo inovador permitirá ao setor segurador local avaliar adequadamente o risco e atrair os tão necessários novos capitais para a Ucrânia, criando simultaneamente capacidades e competências no país para apoiar a reconstrução.”, acrescenta.

O anúncio seguiu-se à nomeação, em setembro de 2023, da ex-secretária de Comércio Penny Pritzker como Representante Especial dos EUA para a Recuperação Económica da Ucrânia. Nesta função, “tem sido fundamental para o avanço do trabalho da Aon e da DFC para mobilizar o setor dos seguros para trazer 350 milhões de dólares em capital privado para apoiar a economia e a recuperação da Ucrânia”, lê-se no comunicado da corretora.

Assim, a Aon, a DFC e a ARX vão cooperar para criar uma carteira de apólices de seguro de guerra para empresas que operam no país e apoiar a ARX na expansão da sua oferta de seguros contra riscos de guerra. A longo prazo, pretende-se que este mecanismo incentive a participação de outras resseguradoras no mercado ucraniano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aon anuncia programa de seguros de 350 milhões de dólares para a Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião