Corretora Sosel triplicou negócios em 4 anos e está à porta do top 10 nacional

  • ECO Seguros
  • 25 Junho 2024

Com base em Oliveira de Frades, Viseu, a corretora de seguros liderada por Carlos Alberto Silva espalhou 40 escritórios pelo centro e interior do país e construiu um negócio de 54 milhões em prémios.

A corretora de seguros Sosel entrou no ano da pandemia com 2,5 milhões de volume de negócios anual, o obtido em 2019 e, no final do ano passado, atingiu os 7,2 milhões de receitas de vendas e mais 539 mil euros através de receitas obtidas com duas subsidiárias. Com base em Oliveira de Frades, onde foi fundada em 1990 por Carlos Alberto Silva, é hoje liderada pelo seu filho e só em 2004 deu o primeiro sinal de expansão com uma segunda base em São Pedro do Sul.

Carlos Simões Silva desenvolveu o negócio iniciado pelo pai e, a partir do interior do país, tornou-se uma das maiores corretoras do país.

Hoje a Sosel tem 40 escritórios espalhados pelo centro e pelo interior norte do país. Nas localizações mais óbvias tem apenas duas lojas quer em Lisboa quer no Porto, porque a sua presença é mais notória nos distritos de Aveiro onde tem 12, de Viseu com 8, em Coimbra com 7 e tem ainda 5 nos distritos de Vila Real, 4 em Bragança e duas na Guarda.

Como marcos do negócio anuncia 170 mil apólices, 54 milhões de euros de carteira de seguros e 93 mil clientes.

Foi com esta expansão acelerada nos últimos anos que a Sosel, já com a sua mediadora Sosel II ativa desde 2010, passou de vendas de 2,1 milhões de euros em 2018 para os 7,2 milhões atingidos no ano passado. Pelo caminho comprou, em 2019, a mediadora Lopo, Matos & Gamelas, baseada na Anadia, por 1 milhão de euros.

Em 2023 os negócios cresceram 42,5% e, enquanto não são publicadas todos os relatórios e contas das concorrentes, foi com a Seguramos e a Costa Duarte uma das estrelas da corretagem nacional no ano passado.

Apesar deste desempenho, a Sosel comenta que “as principais seguradoras do mercado registaram uma tendência de inversão na degradação de prémios, em especial no ramo de acidentes de Trabalho, bem como um maior controlo na subscrição de modo a inverter os resultados negativos de exploração verificados nos últimos anos, pelo que assistiu-se à recuperação dos resultados das seguradoras”.

A corretora faz quase todo o seu negócio nos ramos Não Vida essencialmente com a Generali Tranquilidade e Fidelidade mas também com Allianz, enquanto em Vida trabalha também com a Real, a Zurich e Victoria, entre outras de menor expressão.

Os resultados líquidos atingiram 1,7 milhões de euros em 2023, muito acima dos 701 milhões de um ano antes, com inevitável aumento dos custos com pessoal que passou de 72 para 90 colaboradores. De qualquer forma a rentabilidade dos capitais próprios superou os 33% no ano passado, face a 17% um ano antes.

Para 2024, a Sosel define um objetivo de crescimento 10% e estimular a ação comercial nas áreas de cada um dos seus escritórios, segmentando mercados por particulares, empresas em nome individual, e nano, micro e médias empresas.

A estratégia passa ainda por procurar oportunidades de integrar carteiras onde já existem escritórios Sosel, a abertura de novos escritórios e aquisição de novas carteiras de seguros “para ganhar quota de mercado e reduzir a entrada de novos concorrentes”, refere a corretora.

Outro ponto preconizado é o desenvolvimento da área internacional em que já existem ligações a Angola através da AON, com a MDS no Brasil, com a Fidelidade em Espanha, com a AXA em França, com Churchill – Insurance Consultants no Reino Unido, na Jordânia com a Liberty Insurance Brokers, em Moçambique com Realrisk – Corretores, nos Países Baixos com a Thompson Health & Bond, na Polónia com a EIB – Energo Invest Broker e, finalmente, na Roménia com a Funk Internacional.

Retificação 9h00 26 junho: A sede é em Oliveira de Frades e não em Oliveira de Azeméis como referimos inicialmente. Entretanto a empresa atualizou o número declarado de clientes, apólices e volume prémios captados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora Sosel triplicou negócios em 4 anos e está à porta do top 10 nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião