#21 Franceses irreconhecíveis, Bruno Fernandes e Bernardo Silva e o 11 da Seleção
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Matamos ou morremos? Não há outra hipótese. Se Portugal veio para o Euro 2024 com o objetivo de vencer a competição, mais cedo ou mais tarde teria de enfrentar uma seleção de maior calibre e esse dia chegou. Tinha de ser a França, uma velha conhecida que vai de mãos dadas com a história no que toca a confrontos com Portugal. É lamentável. Desde 1975 até ao dia de hoje, a Seleção Nacional só conseguiu vencer uma vez e nem é preciso dizer qual, pois não? No entanto, quem vive do passado é museu e cada jogo é uma história diferente. Portugal e a França enfrentam-se nos quartos-de-final do Euro 2024 pelas 20h00, em Hamburgo. O nosso foco incide-se mais sobre Portugal, mas não se pode esquecer que há um Espanha x Alemanha às 17h00.
Os 4 Cantos do Portugal x França
Uma França irreconhecível
Já se sabe que Portugal tem apresentado exibições pobres e por isso, ao ver os jogos da Seleção, é natural que haja quem não tenha muita esperança para o jogo com a França. No entanto, não é descabido dizer que a França ainda tem jogado pior. Pelo menos a um nível ofensivo e na gestão de expectativas (muito baixas, pondo na balança os desempenhos atuais e seu currículo recente em grandes competições). Falta golo e esse é o problema mais evidente da França neste Euro 2024. Retirar o espaço à França tem sido fundamental para os travar. Entretanto, no plano defensivo, a França tem estado muito bem. Destacam-se Mike Maignan, William Saliba, Jules Koundé (tanto a defender como a atacar), N´Golo Kanté e Aurélien Tchouaméni. Vai ser muito difícil para Portugal criar oportunidades de perigo.
Opinião sobre Bruno Fernandes e Bernardo Silva
O rendimento de Bruno Fernandes e Bernardo Silva tem sido dos temas mais discutidos ao longo deste Euro 2024. São dois dos maiores nomes do futebol atual e por isso, muitos adeptos esperam mais. Tirando o jogo com a Turquia – onde a exibição foi mais completa – não parece terem estado ao nível das expetativas que carregam nas costas. Neste Euro, Vitinha assumiu mais o papel de ligação e talvez por isso Bruno Fernandes tenha perdido algum protagonismo e influência na construção, além do mesmo ter admitido a dificuldade de encontrar espaço entre-linhas. Bernardo Silva combina bem com João Cancelo e frequenta tanto a lateral como zonas interiores, porém fica a sensação de que falta e precisa de soluções de apoio e movimentos de rutura, pois Bernardo Silva não é um extremo.
França não conhece desvantagem e Portugal só conhece bola
Neste Euro 2024, a França, até à data, é a única equipa entre as 24 seleções participantes que nunca esteve em desvantagem no marcador em nenhum jogo. Ou esteve empatada ou a vencer. Já Portugal é a seleção com maior posse de bola registada no Euro 2024: 65,3%, superando a Alemanha (62%), Inglaterra (60,5%) e Espanha (58,5%). Mas claro, ter domínio de posse não significa automaticamente mais qualidade jogo ofensivo, nem mais oportunidades flagrantes, nem golos.
O possível 11 de Portugal
Não deve haver grandes ou mesmo nenhumas mudanças no 11 de Portugal que apresentou contra a Eslovénia. Na baliza, Diogo Costa é uma certeza, especialmente depois do que fez. Seguindo para o eixo defensivo, o mais provável é uma linha de quatro homens com Rúben Dias e Pepe a centrais e Nuno Mendes (esquerda) e João Cancelo (direita) nas laterais. No meio-campo, João Palhinha deverá seguir titular com o objetivo de ganhar o máximo de duelos possíveis e dar uma ajuda à linha defensiva, travando eventuais transições. Vitinha (maestro) e Bruno Fernandes devem juntar-se a Palhinha, tendo como apoios de João Cancelo e Bernardo Silva (gerem o corredor direito, um fica mais dentro e outro mais fora, por norma) em zonas mais interiores para criar superioridade nessa fase. E na frente, a maior dúvida é se Cristiano Ronaldo continua no 11. A previsão é que sim e que seja acompanhado de Rafael Leão (esquerda) e Bernardo Silva (direita).
- Jornalista do RMC Sport ao Bola na Rede: “Portugal é uma equipa semelhante à França”
- Artur Soares Dias termina funções no Euro 2024
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#21 Franceses irreconhecíveis, Bruno Fernandes e Bernardo Silva e o 11 da Seleção
{{ noCommentsLabel }}