Preços no mercado de eletricidade ibérico caíram 56% no primeiro semestre, diz EDP
No mesmo período, a geração renovável deu um salto de 20%, com a energia solar a ser a protagonista do maior aumento, seguida da energia hídrica.
A EDP aponta que o preço médio de venda da eletricidade no mercado grossista em Espanha, que se move alinhado com o português – onde os comercializadores compram a eletricidade aos produtores – desceu 56% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo semestre do ano passado.
“O negócio integrado ibérico beneficiou do forte volume de produção hídrica e da redução significativa dos custos de abastecimento de gás, num contexto de preços médios de eletricidade baixos na Península Ibérica“, escreve a EDP, no boletim de dados previsionais relativo ao último semestre, divulgado esta segunda-feira pela elétrica na página do regulador dos mercados de capital.
O preço spot médio da eletricidade em Espanha caiu de 88,3 euros por megawatt-hora para os 39,1 euros por megawatt-hora no semestre terminado em junho.
Na atividade de comercialização na Península Ibérica, o volume de eletricidade comercializado diminuiu 9% em termos homólogos, indica ainda a elétrica, “refletindo principalmente a diminuição de volumes vendidos a clientes empresariais em Espanha”. No gás, os volumes vendidos diminuíram 11% em relação ao período homólogo.
Produção solar e hídrica disparam
A produção de energias renováveis da EDP aumentou 20% no primeiro semestre de 2024. O maior salto deu-se na produção solar, segmento no qual a EDP mais acrescentou capacidade. No mesmo período, a produção energia hídrica superou as expectativas e aumentou 56%.
A geração de energia limpa da EDP atingiu os 30,2 terawatts-hora (TWh) e representou 98% da produção total de eletricidade. A produção através de energia solar disparou 69% face ao período homólogo, “resultado do forte crescimento da capacidade instalada”, justifica a EDP. A capacidade solar deu um salto de 96% entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado.
A produção hídrica aumentou 56% face ao período homólogo para 11,2 TWh, 2,7 TWh acima do esperado para o período na Península Ibérica, indica ainda a EDP.
Num momento de grandes oscilações nos preços de mercado da energia, a elétrica tirou partido da capacidade de bombagem (reutilização da mesma água nas barragens), com a produção hídrica gerada desta forma a aumentar 37%. “No final de junho, os níveis dos reservatórios hídricos em Portugal situavam-se nos 80%, em linha com junho de 2023, 14p.p. [pontos percentuais] acima da média histórica para este período do ano”, escreve a EDP.
A produção de energia eólica manteve-se inalterada no cômputo geral. Um resultado “neutro” que resulta do equilíbrio de forças entre a produção na América do Norte, que cresceu 11%, contrariada pela queda de 1% na Europa e de 49% na América do Sul e Ásia Pacífico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços no mercado de eletricidade ibérico caíram 56% no primeiro semestre, diz EDP
{{ noCommentsLabel }}