A Bluewave Alliance e o Studio 46 promovem a proteção do Mediterrâneo na America’s Cup 2024 com a exposição Art Med

  • Servimedia
  • 12 Setembro 2024

10% das vendas reverterão a favor de projetos de conservação marinha promovidos pela Bluewave Alliance, uma organização impulsionada pela ISDIN.

A Bluewave Alliance, impulsionada pelo laboratório ISDIN, e o Studio 46 Barcelona Atelier & Private Galery, fundado pelo artista barcelonês Joan Barbarà, uniram-se para promover a proteção do Mediterrâneo para a America’s Cup 2024 com a exposição Art Med.

A exposição, que coincide com a 37.ª edição da America’s Cup, funde o poder da arte com uma mensagem urgente de conservação do ambiente. Através das obras de artistas internacionais, a Art Med procura inspirar o público a assumir um papel ativo na proteção de um dos ecossistemas marinhos mais valiosos do mundo.

A exposição Art Med foi comissariada por Martin Sky, Diretor de Arte do Studio 46 Barcelona Atelier & Private Gallery, e apresenta artistas de renome como Lorenzo Quinn, Juliana Piexxo, Om Barbarà, Cecilia Morales, JJ Walker, Lourdes Figuera Vidal, Mario Pasqualotto, Joan Barbarà, Ümit Sural, Tano Pisano e Joaquim Falco. Cada um deles oferece uma interpretação única da beleza e da fragilidade do Mediterrâneo, sublinhando a urgência de conservar os seus recifes e a vida marinha.

Esta proposta artística vai para além do visual, convidando o público a refletir sobre a ligação entre a arte e a natureza. O objetivo é mobilizar um público diversificado, promovendo uma maior sensibilização e apreciação do valor ecológico do Mediterrâneo.

SENSIBILIZAÇÃO

A colaboração entre a Bluewave Alliance e o Studio 46 tem como objetivo fazer do Art Med não só uma celebração artística, mas também um esforço concreto para a sustentabilidade. A Bluewave Alliance, promovida pela ISDIN, é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas empenhadas, empresários da sustentabilidade e a comunidade científica para restaurar a saúde do Mar Mediterrâneo.

Através de projetos de conservação e recuperação, combate a degradação deste ecossistema vital, promovendo simultaneamente a sensibilização do público. “Com o projeto SEASPORE, que combina ciência, arte e tecnologia para gerar vida marinha, já vimos que a arte é um excelente veículo para sensibilizar o público para a necessidade de preservar o Mediterrâneo. Agora, demos um passo em frente com esta exposição, onde artistas de renome reinterpretaram a fragilidade deste mar para continuar a sensibilizar as pessoas”, explicou Juan Naya, Diretor Executivo do ISDIN, a força motriz da Bluewave Alliance.

Ao longo dos 50 anos de história do Studio 46, artistas de renome como Picasso, Miró, Tàpies e Dalí trabalharam neste espaço sob a tutela do mestre gravador Joan Barbarà. Atualmente, o seu legado continua com o seu filho e neto, Virgili e Om Barbarà, que continuam a acolher talentosos artistas internacionais e locais.

Como resultado desta colaboração, 10% das receitas das obras vendidas durante a exposição serão doadas à Bluewave Alliance. Esta contribuição direta financiará projectos inovadores de conservação marinha, dando um contributo tangível para a luta contra as alterações climáticas e a degradação do Mediterrâneo. A exposição é apoiada tecnologicamente pela Art Tech da Suíça, uma empresa líder em soluções de certificação digital através da sua plataforma Smart Stamp.

TRÊS ESPAÇOS

A Art Med estará patente até outubro e decorrerá em três espaços de Barcelona: o Studio 46, sede do atelier de arte situado no bairro de Gracia, estará aberto aos visitantes apenas com marcação prévia; a hospitalidade do Porto de Barcelona (Tinglados: Moll Oriental, 3), que acolherá os visitantes com entrada prévia; e a Galeria de Arte BF4, este espaço situado no Born (Carrer de la Barra de Ferro, 4), abrirá as suas portas a 12 de setembro.

A America’s Cup 2024, que se realizará em Barcelona de 22 de agosto a 27 de outubro, atrairá 2,5 milhões de turistas à capital catalã e terá um impacto económico estimado em 1.115 milhões de euros.

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