“De repente, 2025 pode ser um ano mais interessante”
Pedro Reis fala num "alinhamento de astros" para estar otimista em relação ao próximo ano, incluindo as negociações para o Orçamento do Estado.
“2025 pode ser um ano mais interessante do que se possa pensar agora. De repente, podemos ter, daqui a umas semanas, um Orçamento do Estado aprovado”, afirmou esta terça-feira o ministro da Economia, Pedro Reis, numa conferência em Lisboa.
“De repente, há aqui um espaço que pode dar profundidade estratégica às nossas decisões” e “Portugal surge bem posicionado” para aproveitar as oportunidades que surjam, nomeadamente em termos de investimento estrangeiro, declarou na Conferência “Portugal: Investment by Global Citizens”, organizado pelo Bison Bank.
Pedro Reis enumerou vários fatores para encarar o próximo ano com “otimismo”.
“Há um espaço e estamos a ver onde conseguimos chegar em termos de acordo a nível da concertação social, temos reformas anunciadas em vários setores em execução e as negociações com grandes grupos socioeconómicos da nossa sociedade fechadas. Temos o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e o 2030 [Portugal 2030] a recuperar prazos de execução”, elencou o ministro.
Em cima disso, acrescentou, no plano internacional, “teremos a clarificação das eleições americana, esperemos que uma redução da intensidade dos conflitos, teremos uma Comissão Europeia renovada, teremos um abrandamento da inflação que está em curso”.
Neste cenário, argumentou Pedro Reis, “se estes astros se alinharem todos, de repente, 2025 pode ser um ano interessante”. “Não o digo por ter um otimismo oco, mas por acreditar que há espaço”, sublinhou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“De repente, 2025 pode ser um ano mais interessante”
{{ noCommentsLabel }}