Preços das casas em Portugal sobem quase três vezes mais do que a média na União Europeia
Portugal continua a ser um dos países europeus onde os preços dos imóveis mais sobem. No segundo trimestre, os preços aceleraram 3,9% face ao trimestre anterior. Apenas a Croácia superou esta subida.
Portugal continua a ser um dos países europeus onde os preços das casas mais sobem, mantendo-se longe da média da Zona Euro e da União Europeia. No segundo trimestre do ano, o mercado nacional registou um crescimento homólogo quase três vezes superior ao da média europeia e, face ao trimestre anterior, foi o segundo país onde os preços mais subiram.
Os preços das casas em Portugal registaram um aumento homólogo de 7,8% no segundo trimestre do ano, um crescimento bem superior à subida média de 2,9% fixada na União Europeia e de 1,3% pelos países da Zona Euro, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta manhã.
Face ao trimestre anterior, o mercado nacional registou uma subida em cadeia de 3,9%, uma percentagem que compara com uma subida de 1,8% nos 20 Estados-membros da Zona Euro e um aumento de 1,9% entre os países da União Europeia.
Trata-se do segundo maior crescimento em cadeia registado na União Europeia, sendo apenas superado pela Croácia, que viu os preços aumentarem 4,3% face ao primeiro trimestre do ano.
Depois de uma desaceleração no primeiro trimestre do ano — os preços no mercado nacional registaram uma subida homólogo de 7% e em cadeia de 0,6% –, os preços voltaram a acelerar no segundo trimestre de 2024, à figura do que aconteceu a nível europeu.
Entre os Estados-Membros da União Europeia, Polónia, Bulgária, Lituânia e Croácia ocupam os lugares no pódio das valorizações imobiliárias, com subidas homólogas de 17,7%, 15,1%, 10,4% e 10%, respetivamente. Portugal mantém-se no 7º lugar deste ranking.
Já o Luxemburgo, Finlândia e França observaram as maiores contrações de preços entre abril e junho, com quebras de 8,3%, 4,8% e 4,6%, respetivamente.
Face ao primeiro trimestre do ano, França e Bélgica lideram as descidas, ambas com um recuo de 0,2% nos preços, enquanto Croácia (4,3%), Portugal (3,9%) e Espanha (3,6%) foram os países onde mais aumentaram as avaliações dos imóveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços das casas em Portugal sobem quase três vezes mais do que a média na União Europeia
{{ noCommentsLabel }}