Foi ultrapassada a marca de quatro milhões de portugueses com seguro de saúde

Estudo da WTW revela que as seguradoras já estão a planear a mudança no rumo dos seguros de saúde em Portugal para potenciar a sua sustentabilidade financeira.

José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) previu o que o estudo da WTW “Barómetro Seguro de Vida e de Saúde” confirma: existem já mais de 4 milhões de portugueses com seguro de saúde. “Fruto das ineficiências do SNS, [os colaboradores] valorizam cada vez mais este benefício.”, assinalou Pedro Nini de Oliveira, Associate Director Health & Benefits Portugal da WTW indagado pelo ECOseguros.

Pedro Nini de Oliveira: “as empresas ‘precisam’ do seguro de saúde de forma a estarem alinhados com o mercado e a reterem e atraírem talento, visto ser o benefício mais valorizado pelos colaboradores”.

Pedro Nini de Oliveira, Associate Director Health & Benefits Portugal da WTW, destaca que os seguros de saúde são valorizados pelas empresas por ajudar a reter e atrair talento, e também pelos trabalhadores que “fruto das ineficiências do SNS, valorizam cada vez mais este benefício.”.O seguro de saúde é um produto cada vez mais valorizado pelas empresas e trabalhadores em Portugal e é um fator chave na retenção e atração de talento para as empresas.

“A valorização é de igual modo por ambas as partes”, explicou Pedro Nini de Oliveira. Afirma que além dos trabalhadores se aproximarem deste produto fruto da ineficiência do SNS, “as empresas ‘precisam’ do seguro de saúde de forma a estarem alinhados com o mercado e a reterem e atraírem talento, visto ser o benefício mais valorizado pelos colaboradores.”

O estudo revela ainda que a inclusão do seguro de saúde como benefício para os trabalhadores é transversal a todos os setores e a sua inclusão no pacote de oferta de benefícios aumentou.

Nesse sentido, a grande maioria (84%) das empresas portuguesas de vários setores, que participaram no estudo sobre práticas no desenho de benefícios, incluem seguro de saúde como benefício para os trabalhadores este ano.

Seguradoras planeiam mudanças nos seguros de saúde

Pressionadas pelo aumento das despesas potenciadas pela inflação médica (que em Portugal ronda os 10% este ano), pelos avanços tecnológicos e pelo aumento da frequência da utilização de serviços em hospitais privados, as seguradoras estão a planear a mudança no rumo dos seguros de saúde em Portugal para potenciar a sua sustentabilidade financeira.

“Estas mudanças passam pelo redesenho dos planos disponibilizados, pelo investimento na prevenção e no bem-estar e pela aposta na telemedicina e na Saúde digital”, assinalou o estudo.

A prevenção e promoção da saúde estão relacionados com oferta de serviços de telemedicina e de saúde digital, que é também uma escolha cada vez mais preferencial dos portugueses: o número de teleconsultas anual destes serviços passou de 93 mil em 2020 para 197 mil em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foi ultrapassada a marca de quatro milhões de portugueses com seguro de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião