UNEF sublinha a importância da eletrificação e do armazenamento para o futuro do setor
O XI Fórum Solar, organizado pela União Fotovoltaica Espanhola, terminou depois de reunir 1.200 participantes e de destacar a importância da eletrificação e do armazenamento para o futuro do setor.
O presidente da UNEF, José Donoso, agradeceu às personalidades da administração pública que participaram no encontro, como Sara Aagesen, Secretária de Estado da Energia, e Rebeca Torró, Secretária da Indústria, e dirigiu algumas palavras de agradecimento à terceira vice-presidente do Governo e Ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, Teresa Ribera, pela “grande transformação positiva” que o setor sofreu nestes cinco anos à frente do Miteco.
Durante os dois dias do Fórum Solar, os debates centraram-se em questões críticas como o financiamento do setor e o sistema de preços, este último continua a ser um desafio para as tecnologias renováveis. O diretor-geral da UNEF sublinhou que, embora o sistema atual não seja o mais eficiente, é o que existe e é com base nele que devem ser tomadas decisões para avançar.
Um dos temas mais relevantes durante o evento foi a eletrificação, identificada como chave para o crescimento do setor e para a transformação económica do país. A competitividade da energia fotovoltaica e a necessidade de gerar nova procura para aproveitar essa vantagem também foram destacadas. José Donoso indicou ainda que “já há 4GW de procura com novas licenças de ligação. Por outras palavras, estamos quase a compensar a perda de 5 GW de consumo industrial durante a COVID”.
Outro dos desafios apontados durante o Fórum Solar foi a necessidade de acelerar as ligações à rede e os procedimentos administrativos, de modo a não perder a oportunidade oferecida pelas indústrias interessadas em investir em Espanha. Para o efeito, apelou-se à abertura de concursos, especialmente os de procura.
A 11.ª edição do Fórum Solar também destacou o sucesso na descarbonização do sector elétrico, que aumentou a quota de energias renováveis no cabaz energético de 19% para 62% em cinco anos. No entanto, foi salientado que ainda há um longo caminho a percorrer na descarbonização das utilizações finais de energia, para o qual é necessário um plano de ação claro e recursos suficientes. “O nosso país gasta cerca de 60 mil milhões por ano em importações de hidrocarbonetos. No ano em que conseguirmos a descarbonização total, será como se tivéssemos conseguido uma Next Generation todos os anos para a nossa economia com os nossos recursos internos”, afirmou Donoso.
O armazenamento surgiu como um dos pilares fundamentais para o futuro do setor fotovoltaico durante a conferência. O diretor executivo da UNEF insistiu que chegou o momento do armazenamento, um elemento que qualificou de “essencial” para as novas centrais solares e os projetos de autoconsumo. A este respeito, apelou ao governo para que inclua este elemento nos leilões de energia a realizar no início do próximo ano.
Por fim, foi discutida a necessidade de inovar no setor do autoconsumo e na criação de comunidades energéticas, com o objetivo de continuar a transformar o setor e combater a volatilidade dos preços.
“O nosso setor tem sido um elemento disruptivo no mundo da energia, baseado na inovação. Precisamos de continuar a inovar do ponto de vista puramente tecnológico, mas também nos novos desafios que enfrentamos. Há muitos anos que falamos de cidades e ilhas inteligentes. Temos de fazer progressos efetivos neste sentido. E utilizar as comunidades energéticas como um elemento disruptivo”, concluiu Donoso durante a cerimónia de encerramento do evento fotovoltaico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UNEF sublinha a importância da eletrificação e do armazenamento para o futuro do setor
{{ noCommentsLabel }}