Caso BES: Salgado vai voltar a fazer perícia neurológica mas apenas “em momento oportuno”

  • ADVOCATUS
  • 28 Outubro 2024

Os juízes aceitaram o pedido da defesa de Salgado para a realização de uma perícia neurológica no âmbito do caso BES. Tribunal dá a entender que será só mais perto do final do julgamento.

Os juízes aceitaram o pedido da defesa de Ricardo Salgado para a realização de uma perícia neurológica no âmbito do caso BES, avança o Correio da Manhã. Mas não será para já. Em despacho, a juíza Helena Susano refere que o exame ficará a cargo do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, não imediatamente, mas sim “em momento oportuno”.

Para a juíza, a perícia neurológica a Salgado será útil “à decisão a proferir”, mas que esse “apuramento factual […] sendo consabido que, no estado atual da ciência médica, a doença de Alzheimer é uma doença degenerativa, com caráter evolutivo, deve realizar-se no seu oportuno tempo”, refere. Este será o segundo exame a que o ex-líder do BES será submetido, tendo o primeiro ocorrido em em 2023, no âmbito do processo EDP.

O ex-banqueiro está acusado de associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documento, burla qualificada e branqueamento de capitais. E estava inicialmente acusado de um total de 65 crimes, vai agora ser julgado por 62 ilícitos criminais, após terem prescrito dois crimes de falsificação de documento e um de infidelidade. O levantamento dos crimes em risco de prescrição recentemente realizado pelo Ministério Público indica ainda que Ricardo Salgado pode ver cair, em finais de novembro próximo, mais um crime de falsificação e outros dois crimes no final de dezembro.

Em janeiro de 2025 prescrevem mais três crimes de falsificação de documento, no final de fevereiro cai um de infidelidade e até 28 de março tombam outros três de infidelidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caso BES: Salgado vai voltar a fazer perícia neurológica mas apenas “em momento oportuno”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião