Novo recorde no crédito ao consumo. Portugueses pediram mais de seis mil milhões até setembro

As famílias pediram 695,6 milhões de euros em crédito ao consumo em setembro, levando o valor total destes empréstimos a superar a fasquia dos seis mil milhões nos primeiros nove meses do ano.

O crédito aos consumidores continua a bater recordes. Os bancos e financeiras emprestaram 6,24 mil milhões de euros com a finalidade de consumo nos primeiros nove meses do ano, um valor que representa um novo máximo e que superou os 5,7 mil milhões financiados em crédito para consumo no período homólogo de 2023.

Trata-se de um aumento de cerca de 9% face ao mesmo mesmo período do ano passado e um novo valor inédito desde pelo menos 2013, data a partir da qual o Banco de Portugal passou a recolher estes dados, segundo revelam os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Depois de um abrandamento nos anos da pandemia, em 2020 e 2021, o crédito ao consumo tem registado uma tendência de forte subida e continua a experienciar novos máximos, apesar da subida dos juros nos últimos meses.

O crédito concedido através do crédito pessoal e o crédito para a aquisição de automóvel lideram a concessão de novos empréstimos. Entre janeiro e setembro, as instituições financeiras emprestaram 2,77 mil milhões de euros para outros créditos pessoais (excluem créditos para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos), acima dos 2,5 mil milhões financiados um ano antes.

Já no que diz respeito ao crédito automóvel, os consumidores pediram 2,42 mil milhões de euros em crédito para esta finalidade.

Em termos mensais, os portugueses pediram 695,6 milhões de euros em crédito ao consumo em setembro, um valor ligeiramente acima dos 694,6 milhões financiados em agosto. Ainda assim, um montante aquém do emprestado noutros meses do ano. Abril, maio e julho foram meses em que este tipo de financiamento superou os 700 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo recorde no crédito ao consumo. Portugueses pediram mais de seis mil milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião