Os clubes da LALIGA procuram aumentar as receitas explorando os dias sem jogos
Uma delegação de clubes da LALIGA deslocou-se para visitar alguns dos estádios alemães mais vanguardistas, como o Signal Iduna Park do Borussia Dortmund ou o VELTINS Arena do Schalke 04.
O objetivo é criar sinergias e partilhar experiências sobre como aumentar o potencial dos estádios em dias sem jogos com diferentes ações.
Assim, para além de toda a informação que os clubes espanhóis puderam recolher e trocar com os seus homólogos alemães, foram destacados alguns dos projetos mais relevantes que se realizam na LALIGA graças às sinergias geradas.
Pedro López, diretor de eventos e VIP Hospitality do Atlético de Madrid, afirmou que, desde a conceção do novo Riyadh Air Metropolitano, “sabíamos que queríamos fazer um estádio polivalente para os 365 dias do ano. Por outras palavras, tinha de ter salas multifuncionais especiais para eventos diários, eventos empresariais e até para eventos de grande dimensão, como concertos”.
Neste sentido, López comenta que, por exemplo, “as empresas ou os indivíduos celebram o seu evento com diferentes tipos de palestras ou colóquios ou mesmo apresentações de produtos. E quando chega o verão, organizam-se concertos, que é quando a competição termina. Para isso, introduzimos um piso técnico especial no relvado e deixamo-lo lá até ao final de julho”. Além disso, López salientou que o Riyadh Air Metropolitano vai acolher “a maior pista de gelo da Europa de 20 de dezembro a 5 de janeiro. É um projeto espetacular”.
O Athletic Club também está empenhado em acolher grandes eventos desportivos em San Mamés, a chamada Catedral do futebol espanhol. Borja González, Diretor de Negócios e Inovação do Athletic Club, salientou que “no passado recebemos eventos como o Challenge e o Champions Rugby 2018, os Prémios EMA MTV em 2018, a final da UEFA Champions League feminina, o início da etapa da Vuelta a España em 2019, o início da Volta a França 2023 e vários concertos como os dos Metallica, Guns and Roses ou Muse”. González também comentou que “quanto aos próximos grandes eventos a realizar em San Mames, teremos a final da Liga Europa da UEFA em 2025 e a final da Taça dos Campeões de râguebi em 2026”.
Fora dos dias de jogo em San Mames, González indicou que o estádio tem uma oferta que inclui “a loja principal do estádio, bem como outras três lojas físicas na cidade e na província, um restaurante gastronómico, uma taberna e um bar desportivo, aos quais se junta uma linha de negócio dedicada à realização de eventos de todo o tipo no estádio, sejam eles empresariais ou de maior dimensão, que podem acolher entre 200 e 3.000 pessoas”.
Outro clube que se destaca na exploração do seu estádio para além dos 90 minutos é o Real Valladolid CF. Cristina Garicano, diretora de Hospitalidade e Protocolo do Real Valladolid CF, explicou que “o Estádio José Zorrilla oferece espaços multidisciplinares para todo o tipo de eventos empresariais e sociais, como conferências, apresentações, atividades de team building ou concertos.
Atualmente, realizamos eventos e experiências corporativas como as que realizamos na sala “Origem – Alma – Emoção”, que tem um design acolhedor e está localizada mesmo por cima do túnel dos balneários. Este espaço está disponível para todo o tipo de eventos corporativos, celebrações especiais, apresentações ou provas de vinhos”. O clube disponibiliza ainda outros espaços, como a sala de imprensa, para todo o tipo de eventos e reuniões.
No entanto, o clube pretende renovar o estádio para melhorar ainda mais a experiência em dias sem jogos. De acordo com Garicano, “o principal objetivo deste projeto de melhoria é elevar a qualidade do serviço que oferecemos aos nossos clientes com uma experiência mais exclusiva e personalizada. As melhorias incluirão a renovação dos espaços, a incorporação de tecnologia avançada e a otimização do conforto. Além disso, pretendemos capitalizar estes investimentos através da comercialização dos espaços VIP para eventos privados e empresariais em dias sem jogos. Isto não só maximizará a utilização das nossas instalações, como também gerará novas oportunidades de negócio e posicionar-nos-á como um local de eventos de topo”.
A Real Sociedad também está a tirar o máximo partido da Reale Arena. Yon Álvarez, diretor comercial do estádio Txuri-Urdin, declarou que o clube de San Sebastián “tem diferentes linhas de ação com diferentes associações ou relações de trabalho” com diferentes intervenientes, quando se trata de explorar o estádio em dias sem jogos. “No ano passado, organizámos 262 eventos externos e o que queremos fazer é aumentar esse número. Dentro destes eventos externos, há todo o tipo de eventos, pequenos, com um número limitado de pessoas, que podem ser 10, 15 ou 400; ou até eventos de râguebi, concertos em que o estádio tem capacidade total”, acrescentou Álvarez.
O Levante UD não tem dúvidas de que o seu estádio já é um espaço polivalente. María Aragó, responsável pelas infra-estruturas empresariais do Levante UD, sublinhou que “o Levante UD tem vindo a consolidar o seu compromisso de transformar o estádio num espaço ativo 365 dias por ano há anos. Este verão, o Ciutat de València foi palco de eventos de alto nível, como os concertos de David Guetta, Luis Miguel, Juan Luis Guerra, a Operación Triunfo e a inovadora Gastroleague”.
Aragó também destacou “a recente criação do Clube de Negócios. Com este clube, as empresas valencianas encontraram no estádio uma oportunidade única para organizarem os seus eventos empresariais. Os próximos eventos incluem jantares de Natal para empresas, que prometem ser uma experiência inesquecível num ambiente exclusivo”.
Tal como o Levante UD, o Cádiz CF está a transformar o Nuevo Mirandilla numa infraestrutura versátil capaz de acolher diferentes tipos de eventos. Raúl Vizcaíno, diretor comercial e de marketing do Cádiz CF, indicou que, para explorar o estádio quando não há jogos, o clube de Cádis oferece “dependendo da época do ano, várias experiências, como a celebração do Carnaval Mágico e o Carnaval de verão. Temos também espaços no estádio disponíveis para serem alugados por empresas, seja para formação ou mesmo para organizar refeições como as de Natal. Além disso, quando a equipa não joga em casa, aproveitamos para oferecer um visionamento do jogo no estádio”. Vizcaino também comentou “a assinatura de um contrato com uma produtora especializada em artistas internacionais para a exploração e comercialização de grandes concertos no Estádio Nuevo Mirandilla em julho”.
Na Comunidade de Madrid, o CD Leganés está a trabalhar para posicionar o estádio Butarque como um local de referência não só no campo do futebol. “Estamos atualmente a tentar acolher todo o tipo de ações que pensamos poderem ser adaptadas a um clube de futebol, tanto B2B como eventos empresariais. Estamos também a lançar produtos com parceiros que temos, como atividades para crianças, gincanas ou visitas ao estádio, bem como ações publicitárias. Todas as possibilidades que consideramos que podem ser dadas e que podem fazer sentido no estádio, nós ouvimo-las, valorizamo-las e realizamo-las”, disse Gregorio Ros, chefe de operações de estádio e eventos do CD Leganés.
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