Indico investe na americana Hercules AI. Tecnológica vai entrar em Lisboa
A capital de risco portuguesa entrou na ronda série da B da Hercules AI, que se dedica a soluções de IA para fluxos de trabalho nos 'backoffices' de empresas jurídicas e financeiras.
Está a chegar a Lisboa mais um investimento do outro lado do Atlântico. A tecnológica norte-americana Hercules AI, especializada em Inteligência Artificial (IA) generativa, vai abrir um escritório na capital, que será a rampa de lançamento para faturar na Europa. A aposta surge após a entrada da Indico Capital Partners no leque de investidores da empresa.
A sociedade de capital de risco liderada por Stephan Morais entrou na ronda de financiamento série B da Hercules AI, que desenvolve e vende soluções de IA para fluxos de trabalho (workflows) complexos de backoffice de empresas jurídicas e financeiras. A ronda, inicialmente de 26 milhões de dólares (25 milhões de euros) captados em outubro, aumentou para 26,89 milhões de euros (28 milhões de dólares) com o fundo português.
Inicialmente liderada pela Streamlined Ventures, a ronda inclui agora a Indico Capital Partners, além dos anteriores investidores Proof VC, Thomson Reuters Ventures, Alumni Ventures e outros business angels.
O montante captado será direcionado essencialmente para três áreas principais: a expansão para a Europa através do futuro hub em Lisboa (o objetivo é desenvolver talento local e reforçar alianças com empresas europeias), a inovação de produto com o desenvolvimento de mais soluções de IA e assinatura de parcerias estratégicas (para introduzir a sua tecnologia quer novas indústrias quer noutros países).
Há duas semanas, em entrevista ao podcast “ECO dos Fundos”, o fundador e administrador executivo da Indico Capital Partners avançou que iria anunciar “em breve” o seu quinquagésimo investimento, que seria na quinta empresa do Fundo VC2, assim designado “porque é a segunda geração de fundos da Índico”. Até meados de dezembro, dos 50 milhões de euros que receberam do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), foram investidos cerca de 20 milhões de euros, detalhou.
Já com um nome concreto para apresentar, Stephan de Morais diz que a Hercules AI “provou ser líder em IA generativa” e sabe dar resposta à crescente procura pela tecnologia em diferentes setores. “A sua decisão de estabelecer uma presença em Portugal alinha-se perfeitamente com a nossa missão de capacitar empresas tecnológicas de topo no sul da Europa. Estamos ansiosos por apoiar o seu crescimento e ajudá-los a entregar soluções transformadoras de IA a um público global”, comentou, em nota de imprensa.
Por sua vez, o CEO da Hercules AI, Alex Babin, destacou a “experiência” da Indico “em apoiar empresas tecnológicas inovadoras na Europa” e explicou que estabelecer a presença em Portugal permitirá à empresa ter acesso “a talento excecional”, aumentar a inovação e servir melhor os clientes europeus. Desse grupo de clientes fazem parte multinacionais, como a sociedade de advogados Allen & Overy Sherma e a companhia de seguros Marsh McLennan.
A portuguesa Indico, que conta também com Cristina Fonseca e Ricardo Torgal como sócios, tem mais de 220 milhões de euros sob gestão e investiu 94 milhões de euros em 50 empresas, cujos esforços conjuntos captaram mais de dois mil milhões de euros de investidores globais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Indico investe na americana Hercules AI. Tecnológica vai entrar em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}