Euronext tenta atrair 18 empresas portuguesas para a bolsa
A Euronext lança mais uma edição do IPOready com número recorde de empresas nacionais de diversos setores de atividade, que agregam em média cerca de 200 milhões de euros em receitas anuais.
A Euronext anunciou esta quinta-feira o lançamento da 10.ª edição do programa IPOready, uma iniciativa que visa preparar empresas para uma potencial entrada em bolsa.
Este ano, o programa conta com um número recorde de 18 empresas portuguesas participantes que operam em setores como energia, saúde, fintech ou entretenimento e que, em média, geram receitas anuais superiores a 220 milhões de euros “e nove delas já levantaram, em média, 49 milhões de euros em financiamento de capital desde a sua criação”, refere a Euronext em comunicado.
Entre as participantes deste ano estão nomes como Agris, Cork Supply Portugal, CPO – Clínica Privada de Oftalmologia, Future Healthcare, Iberomoldes, Incentea, Joyn, Loop Future, Magycal, MCA Group, Meivcore, Stab Vida, TLG Global (Lahkani Group), TMG, Transportes Paulo Duarte, e Zagope, além de duas empresas que preferiram manter o anonimato.
O programa, que se estenderá por seis meses, oferecerá às empresas participantes um acompanhamento personalizado pela Euronext e por parceiros especialistas em Portugal, incluindo o CaixaBank BPI na área bancária, o Grupo Albion em comunicação, a EY em consultoria, e a Morais Leitão em serviços jurídicos.
A edição deste ano tem a particularidade de incluir cinco empresas (CPO-Clínica Privada de Oftalmologia, MCA, Meivcore, TLG Global e Transportes Paulo Duarte) que já integram o programa ELITE da Euronext, o que demonstra um compromisso contínuo destas empresas com o seu crescimento e preparação para o mercado de capitais.
Globalmente, a edição do IPOready de 2025 reúne um total de 160 empresas de 11 países europeus, incluindo Bélgica, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha e Reino Unido.
O IPOready tem-se revelado numa plataforma relevante para as empresas que consideram abrir o seu capital em bolsa por via de uma Oferta Pública Inicial (OPI) nos próximos anos. Desde a sua criação, o programa já apoiou mais de mil participantes, resultando em 33 listagens nos mercados da Euronext. Estas empresas captaram, em conjunto, mais de 1,6 mil milhões de euros em IPO, alcançando uma capitalização de mercado combinada de quase 5,7 mil milhões de euros, segundo dados da Euronext.
No entanto, em Portugal, tanto o IPOready como outros programas desenvolvidos pela Euronext para captarem novas empresas para bolsa tem sido pouco “produtivo”. Com mais de 75 empresas participantes nas nove edições anteriores dos programas pré-IPO da Euronext, apenas foi realizado uma OPI, que remonta a 2018, por parte da Raize.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext tenta atrair 18 empresas portuguesas para a bolsa
{{ noCommentsLabel }}