Iberdrola vai vender energia eólica do Tâmega à Amazon

A aliança que a Amazon e a Iberdrola já tinham no campo das energias renováveis ganhou mais capacidade e estendeu-se a cinco novas geografias.

A tecnológica Amazon e a energética Iberdrola adicionaram 476 megawatts (MW) de contratos de compra de energia (PPA) à sua parceria global em energias renováveis, e expandiram a sua presença a cinco novos países. Os novos contratos incluem o primeiro PPA da Amazon em Portugal, para 219 MW, com origem no Complexo Eólico do Tâmega, que passará a ser o maior parque eólico de Portugal, e cuja construção está prevista para 2025.

A parceria entre as duas empresas também se expandiu para Espanha, com dois PPA de escala industrial fechados para um total de 257 MW de energia solar e eólica. Os três projetos equivalem a 1.093 GWh de eletricidade livre de carbono por ano, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 300.000 casas por ano.

No total, desde o primeiro PPA assinado, a Amazon já contratou – em todo o mundo – mais de 66.000 GWh de energia renovável à Iberdrola.

Em paralelo, em agosto de 2024 a Iberdrola selecionou globalmente a AWS como o fornecedor de cloud preferencial para fluxos de trabalho de inteligência artificial (IA) generativa. Utilizando as funcionalidades de inteligência artificial da AWS, a área de distribuição da Iberdrola está agora a inovar no processo de ligação à rede para novos pontos de fornecimento.

A área de renováveis da Iberdrola está a otimizar o seu processo de design de parques eólicos – ao aproveitar o poder de computação da cloud da AWS – para simular efeitos de esteira (quando o vento ao passar pela turbina perde velocidade e se torna instável), e, assim, melhorar ainda mais o layout e a eficiência das turbinas eólicas.

A Iberdrola também está a recorrer a modelos computacionais da AWS para melhorar o desempenho das simulações de previsão meteorológica em todos os seus 400 parques eólicos por todo o mundo.

Para 2025, estão planeadas iniciativas que incluem a construção de uma plataforma de Desktop Virtual as a Service na AWS, com serviços como o Amazon WorkSpaces, e a implementação de uma AWS Landing Zone para apoiar a migração de processos de trabalho críticos para a Região AWS em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola vai vender energia eólica do Tâmega à Amazon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião