BRANDS' TRABALHO Quais os melhores lugares para trabalhar?
80 mil colaboradores falaram e a resposta foi revelada. No seu 25º aniversário, a Great Place To Work® revelou as 50 Melhores Empresas para trabalhar em Portugal. Conheça as Best Workplaces.
Numa cerimónia conduzida pelo humorista Guilherme Geirinhas e realizada em Lisboa a 26 de março, num Convento do Beato decorado a rigor, equipas e líderes de empresas celebraram. E não era para menos. Nesta noite sobressaíram as empresas que, independentemente do seu setor ou da sua dimensão, demonstraram colocar as pessoas em primeiro lugar e desenvolver um esforço contínuo para que os seus colaboradores ali se sintam bem. O estudo, esta semana apresentado pelo 25º ano, afirmou-se também. Além do mais antigo, confirmou-se como o maior estudo no âmbito da cultura organizacional e ambientes de trabalho, contando com o contributo de mais de 80 mil colaboradores de empresas.

Antes da festa dos vencedores, no entanto, o primeiro dado anunciado e de assinalar referiu-se ao índice de confiança de 89% registado na edição deste ano do estudo Best WorkplacesTM. De acordo com a organização, este é o índice mais elevado de sempre e que coloca o nível de confiança dos colaboradores das empresas vencedoras cerca de 36 pontos percentuais acima da média do mercado, conforme apurada pelo Estudo Europeu sobre o Mercado de Trabalho / European Workforce Study 2025, desenvolvido pela Great Place to Work Europe. A este dado juntam-se ainda outros, dignos de registo: as 50 empresas este ano distinguidas ostentam níveis de produtividade duas vezes superiores à média do mercado, uma probabilidade de reter talento três vezes maior e uma qualidade no serviço ao cliente superior em 30 pontos percentuais face à média. Mas há mais dados que merecem atenção pelo que aqui se partilha as principais conclusões do estudo.
Vencedores de 2025, o 25º ano da GPTW
Apoiando-nos nas palavras de Maurício Korbivcher, CEO & Country Manager da Great Place To Work® em Portugal, «Vivemos tempos em que tudo muda com uma rapidez sem precedentes, em que só organizações resilientes, inovadoras e ágeis conseguiram prosperar. Estas tiveram de se adaptar às “novas” exigências e necessidades de quem mais importa e interessa – os colaboradores. Adaptação só possível em organizações que promovem a escuta ativa e genuína dos colaboradores. Estamos, assim, todos de parabéns por estes 25 anos! As organizações pelo investimento nas suas pessoas e a GPTW por reconhecê-las e apoiá-las nesta jornada, nunca deixando de cumprir a nossa missão de criar um excelente lugar para trabalhar para todos.»
"E hoje percebemos que as empresas não existem. É um chavão, mas as empresas são entidades abstratas. O que são realmente as empresas? São as pessoas”
Instado por Guiherme Geirinhas, a quem coube a condução do evento no Convento do Beato, a falar sobre o que iríamos presenciar esta noite, Mauricio Korbivcher referiu ser este «um momento de reflexão daquilo que estamos a fazer de bom para as pessoas, de bom para a nossa comunidade. Acreditar genuinamente que as pessoas fazem a diferença. E hoje percebemos que as empresas não existem. É um chavão, mas as empresas são entidades abstratas. O que são realmente as empresas? São as pessoas.»
O responsável pela GPTW agradeceu a todas as empresas representadas no evento e às que acompanham a iniciativa ao longo dos 25 anos de atividade esta noite celebrados, sublinhando «vínculos de amizade e de parceria» estabelecidos.
No mesmo palco do Convento do Beato, Cândida Morais, CFO da Great Place to Work reforçou a importância das 80 mil pessoas que participaram no processo, graças às quais foi possível reconhecer as empresas esta noite distinguidas. «Deram-nos a confiança na resposta e a confiança nas vossas empresas é suficiente para se manifestar e ajudar a mudar aquilo que é necessário mudar, e ajudar na estratégia das empresas a serem muito mais adequadas a todos, não são só os colaboradores ou só as organizações. Os dois têm de sair e ganhar.»
A mesma responsável frisou a responsabilidade dos líderes das empresas: «Quando vocês criam ambientes que são inclusivos, que são seguros, que motivam as pessoas a investir nas carreiras, que dão liberdade de errar – porque a aprendizagem também vem dos erros -, onde elas sabem que vão ser ouvidas, onde elas sabem que fazem a diferença, obviamente, vocês estão a criar oportunidades de ter mais engajamento, mais produtividade, que é chave do crescimento em Portugal.»
Antes de um sentido agradecimento à equipa da GPTW, Cândida Morais destacou ainda que um bom ambiente na empresa faz com que «os colaboradores sejam melhores pais, porque têm mais segurança, melhores mães, porque têm mais tempo para cuidar dos filhos, para participar nas suas atividades, e investir na carreira sem culpa. Serão melhores filhos e melhores filhas, porque podem apoiar e ajudar os mais velhos, os menos jovens das suas famílias, aqueles que precisam, às vezes, de um carinho extra. Mas, acima de tudo, serão melhores cidadãos, porque sabem que não basta apontar o dedo aos erros, mas dar a voz para motivar as mudanças necessárias e fazer parte efetivamente das soluções.»
-
A Noesis foi a grande vencedora na categoria de empresas com mais de 500 colaboradores -
No seu 25º aniversário, a Great Place To Work® revelou as 50 Melhores Empresas para trabalhar em Portugal -
Cândida Morais, Maurício Korbivcher, Guilherme Geirinhas e equipa Great Place to Work -
ERA Imobiliária recebeu distinção BestWorkplaces pelo sexto ano consecutivo -
Hotel Intercontinental Lisbon foi um dos vencedores da noite -
Representantes da Mind Source, vencedora na categoria entre 201 e 500 colaboradores
Nesta linha, na lista vencedora esta noite apresentada no evento Best WorkplacesTM, de cinco dezenas de empresas que apostaram em colocar as pessoas no centro das suas atividades destacaram-se os setores de IT, farmacêutico, serviços financeiros, seguros e transportes, que foram os mais representados. Conheçamos, então, os grandes vencedores:
Em 1º lugar na categoria de empresas de até 50 colaboradores, ficou a JTA – The Data Scientists, sediada no Porto. Ao subir, junto com a equipa, ao palco do evento, Margarida Fonseca, Marketing Strategist da empresa, destacou o facto de ser o terceiro ano que a JTA era distinguida nos Best WorkplacesTM, o que reflete «o «compromisso enquanto equipa e enquanto empresa».
Empresa global líder na área da saúde, a farmacêutica Novo Nordisk foi a vencedora na categoria de entre 51 e 100 colaboradores.
O hotel InterContinental Lisbon, unidade hoteleira de referência a nível nacional e internacional, obteve a 1ª posição na categoria de entre 101 e 200 colaboradores.
A Mind Source, especializada em projetos de consultoria e outsourcing de IT, venceu na categoria de entre 201 e 500 colaboradores. No seu discurso de receção da distinção, Carlos Seguro de Carvalho, Founder e Partner da empresa, destacou a parceria de longa data com a Great Place to Work. O responsável agradeceu ainda aos colaboradores da Mind Source: «são eles que fazem a diferença, no dia-a-dia, no companheirismo e na familiaridade.»
Por fim, a consultora tecnológica global Noesis obteve o 1º lugar entre as empresas com mais de 500 colaboradores.
Na lista das 50 Best Workplaces™ 2025 saltam à vista algumas das empresas mais conhecidas da economia nacional. EY, a MetLife, a ERA Imobiliária, a DHL, a GSK, a Allianz, o Banco Credibom, ou a Goldenergy, entre tantas outras, estão de parabéns.
Descubra aqui todos os vencedores da noite.
«Repetentes» de 2024
Foram várias as empresas que, na edição de 2024 dos Best WorkplacesTM já figuravam entre as melhores para trabalhar. A AdvanceWorks, vencedora, no ano passado, na categoria de empresas de até 50 colaboradores, voltou este ano a fazer parte das 10 selecionadas nesta categoria. O mesmo ocorreu com a Cisco, que em 2024 venceu na categoria de mais de 500 colaboradores e que este ano se posicionou no 3º posto entre as 10 selecionadas desta categoria.
Na edição do ano passado colaboradores e líderes de algumas destas empresas destacavam, entre as principais qualidades da iniciativa promovida pela Great Place to Work, a promoção de um ambiente profissional seguro e motivante, trabalhadores mais felizes, produtivos e comprometidos e a auscultação permanente das equipas e ação conforme o feedback.
A já mencionada Noesis, vencedora da edição deste ano entre as empresas com mais de 500 colaboradores, e que no ano passado surgia no segundo posto, destacava, então, que a participação nesta iniciativa permitia melhorar processos e reconhecer o cuidado com os colaboradores, opinião partilhada pelos responsáveis da ERA Imobiliária, BestWorkplac desde 2020 e que este ano voltou a constar na lista de dez melhores na mesma categoria, no 4º lugar.
"É um orgulho brutal, pelo sexto ano consecutivo, sermos considerados um Great Place to Work”
Durante o evento, Rosário Morgado, Diretora de Recursos Humanos da ERA Imobiliária, espelhava a satisfação por esta nova distinção: «é um orgulho brutal, pelo sexto ano consecutivo, sermos considerados um Great Place to Work. Esta consistência reflete práticas muito cuidadas das nossas pessoas, cada vez mais exigentes, e nós estamos à altura de devolver aquilo que as pessoas mais querem. Conseguimos conciliar muito bem esta capacidade de cuidar das pessoas com resultados de alto rendimento. Nós tivemos o melhor ano de sempre em 2024, estamos ainda a celebrar um 2024 fantástico e ainda assim conseguimos conciliar isso com uma cultura de felicidade, de bem-estar, onde as pessoas dizem que aquilo que mais valorizam é de facto o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Portanto, acho que estamos mesmo de parabéns e estou de facto muito orgulhosa.»
Como se apuram os vencedores?
Na edição deste ano dos Best WorkplacesTM, a 25ª, foram novamente distinguidas cinquenta empresas, escolhidas de entre 250 participantes iniciais e separadas em cinco categorias: até 50 colaboradores; entre 51 e 100 colaboradores; de 101 a 200 colaboradores; de 201 a 500 colaboradores; e mais de 500 colaboradores. No seu conjunto, as empresas vencedoras representam mais de 80 mil colaboradores.
Para constar na lista, todas as empresas ouviram a opinião dos seus colaboradores, ao longo do ano de 2024, através da plataforma Emprising, utilizando um modelo testado a nível nacional há 25 anos. Apenas as empresas que atingiram o selo Certified™, ou seja, que atingiram os 65% ou mais no índice de confiança por parte da sua equipa, ficam elegíveis a integrar os Best Workplaces™. É neste momento que são auditadas as práticas nas organizações com mais de 100 colaboradores, que corresponde a 25% da nota final, prevalecendo com um peso de 75% a nota obtida no questionário aos colaboradores.
Ao analisar a cultura da empresa e a experiência dos colaboradores, o referido questionário permite aos gestores avaliar e melhorar continuamente o seu ambiente de trabalho, transformando a sua cultura numa vantagem competitiva, tal como hoje já fazem os Best Workplaces™.
Sobre a Great Place To Work® Portugal
A Great Place to Work® é autoridade mundial na pesquisa e consultoria em ambientes de trabalho. Para além de identificar e reconhecer os bons lugares para trabalhar através da Certificação™ e dos Best Workplaces™, a consultora ajuda as organizações a criar e a manter a excelência dos ambientes de trabalho com a sua plataforma digital, Emprising, com análise de resultados em tempo real e benchmark com as melhores empresas de todo o mundo. Mundialmente, o estudo da GPTW® representa a opinião de mais de 20 milhões de colaboradores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quais os melhores lugares para trabalhar?
{{ noCommentsLabel }}