Unicorn Factory fecha com hub do Dubai para ajudar startups a escalar para o Médio Oriente

O Dubai Multi Commodities Centre é sede de 25 mil empresas e é responsável por 15% do investimento direto estrangeiro no Dubai.

Com a expansão das startups para o Médio Oriente na mira, a Unicorn Factory Lisboa fechou uma parceria com um hub empresarial nos Emirados Árabes Unidos, o Dubai Multi Commodities Centre (DMCC), responsável por 15% do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no Dubai.

“Este acordo com o DMCC representa um marco significativo para o ecossistema nacional, criando uma ponte estratégica entre scaleups, mentores, investidores e parceiros empresariais. O Médio Oriente é hoje uma das regiões mais dinâmicas no investimento em inovação e tecnologia, e esta colaboração abre novas oportunidades para as scaleups da nossa comunidade se conectarem com um dos mercados mais promissores a nível internacional”, justifica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

Fundado em 2002, o DMCC é responsável por 15% do IDE no Dubai, sendo a sede de mais de 25.000 empresas, de startups a multinacionais, abrangendo setores como commodities, tecnologia e finanças.

“Ao estabelecer uma parceria com a Unicorn Factory Lisboa, criámos uma ponte entre dois ecossistemas dinâmicos, abrindo novas oportunidades para que as scaleups se expandam na Europa e no Médio Oriente. Esta colaboração vai acelerar negócios transfronteiriços, aproveitando a nossa infraestrutura de classe mundial, conhecimento setorial e rede global para impulsionar a inovação e o comércio internacional”, diz Belal Jassoma, diretor de ecossistemas do DMCC, citado em comunicado.

A colaboração irá “tirar partido de grandes conferências internacionais como a GITEX e a Web Summit Lisboa, bem como de iniciativas conjuntas, redes de mentoria e plataformas de partilha de conhecimento para fomentar oportunidades de negócio”, indica um comunicado.

No âmbito deste acordo, a Unicorn Factory Lisboa e o DMCC, que têm hubs verticais nas áreas de gaming, Web3 e inteligência artificial (IA) — vão “organizar webinars temáticos com investidores e parceiros estratégicos” e “disponibilizar espaços de coworking partilhados nestes hubs para facilitar ligações entre scaleups de Lisboa e do Dubai”.

No ano passado, a Unicorn Factory Lisboa apoiou mais de 200 startups na sua participação em 16 feiras internacionais — entre as quais a Web Summit Qatar — e estabeleceu contactos com mais de 50 países, que resultaram em 26 colaborações internacionais, informa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicorn Factory fecha com hub do Dubai para ajudar startups a escalar para o Médio Oriente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião