Portugal leva 28 startups à Web Summit Rio

À comitiva, apoiada pela Startup Portugal e Unicorn Factory, juntam-se algumas que se inscrevem de forma independente. Cimeira tecnológica arranca no próximo dia 27.

28 startups portuguesas a rumar à Web Summit Rio 2025, cimeira tecnológica que arranca a 27 de abril e decorre até ao próximo dia 30, na cidade brasileira, numa comitiva apoiada pela Startup Portugal e Unicorn Factory Lisboa, a que se juntam algumas que se inscrevem de forma independente.

“É uma delegação já com uma dimensão relevante para dar a conhecer [as startups] e procurar parcerias e oportunidades de investimento no Brasil”, considera Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, ao ECO.

O regresso à cimeira tecnológica surge já depois da participação na South Summit (Porto Alegre) e tem como objetivo aproximar o ecossistema de empreendedorismo dos dois países, promovendo parcerias, para “as nossas startups terem acesso especializado dentro do Brasil e, nós podermos ser a ponte para startups do Brasil que queiram expandir para a Europa e ter Portugal como base dessa expansão”.

Reportagem AI Hub - 11FEV25
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.Henrique Casinhas/ECO

Nesse sentido, a Unicorn Factory Lisboa já fechou parcerias para “tirar o máximo partido desta relação Brasil-Portugal”, diz. “Temos três parcerias neste momento assinadas, com o Instituto Caldeira, um dos grandes incubadores do Brasil, com o Cubo, que é também o maior em São Paulo, e com a Sai do Papel, que tem vários espaços no Brasil, em particular no Rio de Janeiro”, adianta. As com o Instituto Caldeira e com a Sai do Papel são as que estão “mais avançadas”.

Com o Instituto Caldeira estamos a discutir criar um programa conjunto de apoio a scaleups e com a Sai do Papel vamos agora fazer um evento sobre a expansão para o Brasil, para a nossa delegação, mas também aberto à comunidade deles, no Rio de Janeiro, na Arca, um dos espaços de incubação da Sai do Papel na cidade, integrado na programação do Web Summit Rio”, diz o diretor executivo da Unicorn Factory.

E esse caminho de parceria locais e presença na cimeira tecnológica brasileira tem-se traduzido na atração de mais startups brasileiras a se instalar em Portugal? “Um dos unicórnios que se instalou em Portugal foi a brasileira QuintoAndar com este objetivo de expansão para a Europa”, exemplifica Gil Azevedo.

“Nos nossos programas temos sempre um conjunto de startups que vêm do Brasil. No Scaling Up, por exemplo, no ano passado fizemos uma competição para as scaleups brasileiras que queiram crescer na Europa e aproveitar o programa de Scaling Up para ter esse apoio. Correu muitíssimo bem, tivemos muitas candidaturas, só dávamos acesso direto ao vencedor, mas houve mais duas que apesar de não terem ganho, quiseram vir para o programa e para Portugal”, destaca.

Mas há oportunidade para ser um fluxo bastante maior. Até porque há dois mercados interessantes para as startups brasileiras, o dos Estados Unidos e o europeu. Se nós criarmos as condições que facilite esta expansão para a Europa, nesta semi-competição entre geografias podemos ter tido um papel muito mais relevante“, considera.

Startup Portugal leva 11 startups com o Business Abroad

Com a Startup Portugal, através da iniciativa Business Abroad, seguem para a cimeira 11 startups que no total, já levantaram mais de sete milhões de euros de investimento e empregam cerca de 200 colaboradores, informa em comunicado.

António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, em entrevista ao ECO.Hugo Amaral/ECO

“A Startup Portugal, através do seu programa Business Abroad, tem apoiado e participado na Web Summit Rio desde a primeira a edição desta conferência. Todos os anos, temos levado mais de uma dezena de startups no âmbito deste programa criando-lhes oportunidades de negócio para expandirem para o Brasil e para a América Latina”, diz António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, citado em comunicado.

A 27 de abril, no arranque da cimeira a Startup Portugal, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e da AICEP, organizam um evento de lançamento da participação portuguesa na conferência, no Palácio de São Clemente, no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, “para criar conexões entre as startups portuguesas e fundadores, investidores e players de referência no ecossistema brasileiro de startups.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal leva 28 startups à Web Summit Rio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião