Desemprego em Portugal está estável, mas continua acima da União Europeia
Taxa de desemprego da Zona Euro fixou-se em 6,2% e em 5,8% na União Europeia em março, valores idênticos aos de fevereiro. Em Portugal, taxa situou-se em 6,5%.
Março foi sinónimo de estabilidade no mercado de trabalho tanto em Portugal, como no conjunto da União Europeia e da Zona Euro. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, a taxa de desemprego na área de moeda única e no bloco comunitário não mexeu entre o segundo e o terceiro meses do ano, fixando-se em 6,2% e 5,8%, respetivamente. Também em Portugal estacionou (neste caso, em 6,5%), mantendo-se acima da média do Velho Continente
“Em março de 2025, a taxa de desemprego da Zona Euro foi de 6,2%, estável face a fevereiro de 2025 e abaixo dos 6,5% registados em março de 2024. A taxa de desemprego da União Europeia foi de 5,8% em março de 2025, também estável face a fevereiro de 2025 e abaixo dos 6,0% registados em março de 2024″, informa o gabinete de estatísticas num destaque publicado esta manhã.
No total, estima-se que quase 13 mil milhões de pessoas tenham estado desempregadas na União no terceiro mês do ano, dos quais cerca de 11 mil milhões localizadas na Zona Euro.
Em Portugal, a taxa de desemprego fixou-se em 6,5% em março, estável tanto face a fevereiro como a março do ano passado. A taxa portuguesa está próxima dos valores mais baixos alguma vez registados por cá, mas continua, mês após mês, acima da média comunitária.
Ainda assim, Portugal está longe dos piores registos europeus. Em Espanha, o desemprego situou-se em 10,9% em março, na Finlândia em 9,1% e na Grécia em 9%. Por outro lado, a República Checa e a Polónia foram os Estados-membros com as taxas de desemprego mais baixas: 2,6% e 2,8%, respetivamente.
Desemprego jovem recua
No terceiro mês do ano, o desemprego jovem recuou, ainda que apenas ligeiramente.
“Em março de 2025, a taxa de desemprego jovem foi de 14,5% na União Europeia, abaixo dos 14,6% registados em 2025. E foi de 14,2% na Zona Euro, abaixo dos 14,3% verificados no mês anterior”, sublinha o Eurostat.
Em Portugal, a taxa de desemprego jovem situou-se em 20,7% em março, abaixo dos 21,0% registados em fevereiro e dos 23,2% verificados há um ano. Apesar dessas quebras, o desemprego jovem continua a ser mais do triplo do que a taxa de desemprego global e Portugal é mesmo um dos piores países da Europa, neste indicador.
Pior do que a taxa portuguesa, só mesmo a Espanha (26,5%), a Suécia (23,8%), a Grécia (22,5%), e o Luxemburgo (21,4%). Já na Alemanha, a taxa de desemprego jovem está hoje em 6,5%, sendo este o melhor registo entre os vários países europeus.
(Notícia atualizada às 11h12)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desemprego em Portugal está estável, mas continua acima da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}