BRANDS' ECOSEGUROS Seguros de crédito e caução: a rede que protege empresas do incumprimento

  • Conteúdo Patrocinado
  • 21 Maio 2025

Em tempos de incerteza, estas ferramentas ganham protagonismo ao reduzir riscos e garantir a saúde financeira das organizações. Este foi o tema do último episódio do podcast Empresas Protegidas.

Num mercado marcado pela incerteza e pelo crescente risco de incumprimento, os seguros de crédito e de caução afirmam-se como ferramentas indispensáveis para a gestão das empresas. No quarto episódio do podcast Empresas Protegidas, uma iniciativa do ECO com o apoio da SABSEG Seguros, Sérgio Martins, Coordenador Crédito e Cauções na SABSEG, explicou de forma clara o papel fundamental que estes instrumentos desempenham no dia a dia empresarial.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

“Mais do que um seguro, é uma ferramenta de gestão do dia-a-dia”, sublinha, referindo-se ao seguro de crédito. Este tipo de seguro cobre vendas feitas a crédito, protegendo as empresas do risco de não pagamento por parte dos seus clientes. A sua relevância cresce em momentos de maior instabilidade económica, em que o incumprimento e o alargamento dos prazos de pagamento se tornam mais frequentes.

Sérgio Martins, Coordenador Crédito e Cauções na SABSEG, é o quarto convidado do podcast Empresas Protegidas

Segundo o especialista, mais de 25% das falências na Europa resultam precisamente de incumprimento por parte de clientes. Perante este cenário, o seguro de crédito oferece uma rede de proteção essencial, que permite às empresas avaliar o risco de quem compra e alavancar relações comerciais com maior confiança.

“O cliente vai saber quem são os bons e os maus clientes”, explica. Os clientes segurados são monitorizados e avaliados pelas companhias de seguros, sendo inseridos em bases de dados que acompanham em tempo real a sua fiabilidade. “Se acontecer um problema, no minuto seguinte o cliente vai ficar a saber”, reforça Sérgio Martins.

Esta monitorização contínua é acompanhada por um serviço de cobrança internacional, que representa uma mais-valia significativa para empresas que exportam. “Imaginemos que uma empresa vende para a China. Em caso de não pagamento, a companhia vai à China tentar recuperar”, explica. Caso a recuperação não seja possível, o seguro entra na sua vertente mais clássica: a indemnização. A seguradora indemniza a empresa segurada pelos valores não recebidos, garantindo que o impacto do incumprimento não se traduz em prejuízo irreversível.

Já os seguros de caução funcionam de forma diferente. “Basicamente, protegem as obrigações contratuais que uma empresa adquire perante um cliente ou fornecedor”, resume Sérgio Martins. Este tipo de seguro é particularmente comum em contratos públicos, como obras adjudicadas por autarquias. “Todas as empresas que façam obras públicas terão que ter obrigatoriamente um seguro de caução ou uma garantia bancária”, adianta.

A grande vantagem em relação à garantia bancária reside na agilidade e no menor impacto financeiro. “O seguro de caução permite mais liquidez, porque os recursos basicamente não são alocados para esse fim”, afirma. Além disso, essas mesmas responsabilidades “não aparecem no Banco de Portugal”, o que favorece a posição financeira da empresa. O processo de cancelamento do seguro, acrescenta, é também bastante mais simples do que o de uma garantia bancária.

O mercado dos seguros de caução tem registado um crescimento acentuado nos últimos anos, confirma o especialista. “Notamos que, nos últimos dois anos, tem crescido de uma forma substancial”, afirma o coordenador da SABSEG, destacando a diversificação da oferta e a adaptação a novos tipos de contratos, como os trabalhos temporários ou cauções exigidas por empresas privadas.

No fundo, ambos os seguros — de crédito e de caução — representam mecanismos de proteção que permitem às empresas operar com maior segurança e previsibilidade. “Todas as empresas, no meu entender, deviam ter este tipo de ferramenta”, defende Sérgio Martins, apontando para a importância de integrar estas soluções na estratégia de gestão de risco empresarial.

Assista ao quarto episódio completo do podcast Empresas Protegidas.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros de crédito e caução: a rede que protege empresas do incumprimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião