Ranking: Fidelidade reforça liderança, BPI duplica vendas
Os 3 maiores grupos seguradores trocaram partes do mercado mas mantiveram posições no primeiro trimestre face a igual período do ano passado. Veja o ranking dos 38 grupos que incluem 64 companhias.
O grupo segurador Fidelidade reforçou para 26,8% a sua quota de mercado no total do mercado português no primeiro trimestre de 2025 em relação a igual período do ano passado, segundo dados agora publicados pela ASF, entidade supervisora do setor. Com uma subida de 30% no ramo Vida e de 9% nos ramos Não Vida, o mercado cresceu 18,4%, ou cerca de 654 milhões em valor, atingindo o valor de 4,23 mil milhões de euros apenas nos primeiros três meses deste ano.
A Fidelidade aumentou os prémios vendidos em 22%, faturando mais 200 milhões de euros e melhorando a sua quota total de mercado de 26% para 26,8%. Já a Ageas o segundo maior grupo, cresceu 9%, abaixo da média do mercado e reduziu a sua quota para 17%. Esta quebra foi ainda aproveitada pela Generali que já adicionando as seguradoras Generali Tranquilidade e a ex-Liberty subiu para 14,4% a sua parte do mercado total.
A BPI Vida e Pensões duplicou as suas vendas neste período, passou de 8º para 4.º lugar no ranking, subiu a sua quota de 3,5% para 6% do mercado embora apenas se dedique aos ramo Vida com distribuição exclusiva através da rede do Banco BPI. O sucesso poderá estar num seguro PPR com rendimento garantido de 2,5% ainda em campanha.
Também a CA Vida quadruplicou vendas embora tenha partido de uma base mais baixa, fazendo o grupo segurador do Crédito Agrícola – que também inclui a CA Seguros — entrar no ‘top 10’ nacional com 3,1% de quota.
A Mapfre manteve o 7.º lugar no ranking nacional com uma subida de vendas de 35% o que lhe conferiu uma parte de 4,5% do mercado português neste primeiro trimestre. A distribuição através do Bankinter representou a maioria das vendas e só neste canal o grupo espanhol cresceu 46%.
No lado das subidas, também a Aegon Santander Seguros cresceu 19%, mas não foi suficiente para impedir o grupo segurador do banco espanhol de perder quota de mercado para 4,7% e um lugar no ranking. A Prévoir Vie aumentou 26% e a Asisa obteve mais 36% de vendas. Também a RNA teve uma subida relevante subindo cinco lugares no ranking, embora a um nível baixo de quota de mercado em relação a prémios emitidos.
As mais recentes companhias a entrar no mercado começam a dar os primeiros passos, a MGEN vendeu 809 mil contos de prémios – mantendo o seu negócio de mediação – a HDI já subiu 47% em relação a um ano antes atingindo 2,4 milhões em prémios enquanto a MPS – Mútua Portuguesa de Saúde já surge com vendas.
Em relação a quebras a Lusitania Vida baixou prémios em 45% não compensando com a subida de 2% da Lusitania Seguros, fazendo o grupo ficar no 10º lugar nacional ao perder quota de mercado de 3,5% para 2,3%.
Veja o ranking no primeiro trimestre de 2025 dos 38 grupos seguradores que atuam no mercado português agrupados pelas 64 companhias que os compõem:
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