Mercado de trabalho estável. Desemprego estaciona nos 6,3% em maio

A taxa de desemprego situou-se em 6,3% em maio, valor igual ao do mês anterior e inferior em 0,1 pontos percentuais ao verificado há um ano. Já a população empregada cresceu 2,6% em termos homólogos.

O mercado de trabalho português continua a dar sinais de estabilidade. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego fixou-se em 6,3% em maio, valor idêntico ao do mês anterior e ligeiramente abaixo do registado há um ano. Já a população empregada aumentou em termos homólogos.

“A taxa de desemprego situou-se em 6,3%, valor igual ao do mês anterior, mas inferior em 0,1 pontos percentuais ao de três meses antes e ao do mesmo mês do ano anterior“, informa o gabinete de estatísticas, numa nota publicada esta manhã. No total, no quinto mês do ano, havia 348,9 mil pessoas desempregadas em Portugal.

Por outro lado, a taxa de emprego situou-se em 64,9% em maio, abaixo dos 69,5% verificados no mês anterior, mas acima dos 64,1% registados há um ano. Portugal contava, assim, com 5,2 milhões de pessoas empregadas em maio, menos 12,6 mil do que em abril, mas mais 131,8 mil do que no mesmo mês de 2024.

Com estas variações do emprego e do desemprego, a população ativa fixou-se quase 5,6 milhões de pessoas, no quinto mês do ano. Em causa está um recuo em cadeia de 0,2%, mas, em termos homólogos, verificou-se um reforço de 2,5%.

Já a população inativa aumentou 0,9% face a abril e recuou 0,9% face a maio de 2024, situando-se em quase 2,5 milhões de pessoas.

A taxa de subutilização do trabalho situou-se em 10,5%, valor inferior ao de abril de 2025 (0,1 pontos percentuais) e ao de fevereiro de 2025 e maio de 2024 (0,4 pontos percentuais em ambos)”, acrescenta o INE.

(Notícia atualizada às 11h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado de trabalho estável. Desemprego estaciona nos 6,3% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião